João Catalão é autor e coautor de mais de 550 publicações (foto: D.R.)

João Catalão, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (INESC TEC), foi distinguido com o 2.º lugar e Menção Honrosa nos Prémios Científicos ULisboa/Santander Universidades 2017, que visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

O reconhecimento do docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP insere-se nas áreas da Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial (Aviónica), e é prova da excelência da sua atividade de investigação científica, o que é ainda mais reforçado pela Menção Honrosa atribuída. João Catalão é autor ou coautor de mais de 550 publicações, incluindo 185 artigos em revistas (dos quais 51 em IEEE Transactions/Journals), 325 artigos em atas de conferências (na sua grande maioria IEEE), 31 capítulos de livros e 14 relatórios técnicos, tendo já mais de 4500 citações no Google Scholar, com h-index 34 e i10-index 108. João Catalão exerce também a função de Editor no IEEE Transactions on Sustainable Energy, IEEE Transactions on Smart Grid, e IEEE Transactions on Power Systems, todas publicações do primeiro decil (top 10%).

Esta não é a primeira vez que João Catalão é distinguido pelo seu trabalho de investigação, tendo já obtido o 1.º lugar no Prémio de Mérito Científico UBI–FE / Santander Universidades, em 2011, e o 1.º Lugar no Prémio Científico UTL / Santander Totta, em 2012.

A Lista dos Premiados e Menções Honrosas atribuídas em 2017 pela Universidade de Lisboa está disponível aqui.

O galardão será oficialmente entregue no início do próximo ano letivo, na Reitoria da Universidade de Lisboa.