Elísio Brandão

Elísio Brandão (Foto: PBS)

Elísio Brandão, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), vai receber esta quarta-feira, dia 15 de julho, as insígnias de “Officier de l’Ordre des Palmes Académiques”. A sessão terá lugar no Salão Nobre da Universidade do Porto e vai contar com a presença do Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho.

A condecoração da República Francesa ao professor da FEP será entregue pelo Embaixador de França em Portugal, Jean-François Blarel, numa cerimónia que contará ainda com a intervenção do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Licenciado pela Faculdade de Economia em 1978, Elísio Brandão realizou em 1983 o mestrado em Gestão na Universidade de Paris IX – Dauphine (França), instituição onde em 1988 obteve o título de “Docteur D’Etat” em Gestão, especialidade de Finanças, com a classificação máxima. É , desde 2003, Professor Catedrático do Agrupamento Científico de Gestão da FEP.

A sua ligação a França manteve-se ao longo dos anos e até hoje com a publicação de artigos científicos em revistas francófonas e a participação em diversas conferências nas especialidades de Finanças, Fiscalidade e Contabilidade, em universidades e outras instituições francesas.

Especialista em Finanças e Fiscalidade, Elísio Brandão é diretor do Mestrado em Finanças e Fiscalidade da FEP, classificado em 2014 pelo ranking Best Masters and MBA da EDUNIVERSAL como o 21.º melhor mestrado do mundo e o melhor português desta área. Paralelamente, coordena a Pós-Graduação em Finanças e Fiscalidade da Porto Business School (PBS), a escola de negócios da U.Porto.

A Ordem das Palmas Académicas é uma condecoração da República Francesa destinada a homenagear membros da comunidade educativa, docentes e não-docentes, que se destaquem na divulgação da cultura francesa a nível internacional, atribuída em três graus (ordenados por ordem ascendente): Chevalier, Officier e Commandeur.