O geólogo Fernando Noronha, Professor Catedrático  da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi recentemente reconhecido  com a Medalha de Mérito da Federação Europeia dos Geólogos (EFG), um galardão reservado a personalidades que se tenham destacado pelo seu contributo excecional em prol da profissão de geólogo na Europa.

Aprovado por unanimidade pelo Conselho de delegados da EFG, o nome de Fernando Noronha foi recomendado pela Associação Portuguesa de Geólogos (APG) pelo seu trabalho ao serviço da Geologia e dos geólogos.

A distinção foi atribuída durante a 80ª reunião do Conselho da FEG, realizada nos Açores no passado mês de maio.

Para além do docente da FCUP, foi também distinguida com a Medalha de Mérito 2022 da EFG a investigadora Marie Fleming, nomeada pelo Instituto de Geólogos da Irlanda.

Fundada em 1980, a Federação Europeia de Geólogos (EFG) é uma organização profissional não governamental que representa os geólogos de 28 países da Europa. A sua missão inclui a promoção da excelência na aplicação da geologia e a criação de consciência pública da importância da geociência para a sociedade.

Sobre Fernando Noronha

Natural de Espinho, cidade onde nasceu a 31 de agosto de 1946, Fernando Noronha é licenciado em Geologia e doutorado na mesma área (com especialização em Geologia Económica) pela Faculdade de Ciências da U.Porto.

Docente da FCUP desde 1970 (Catedrático desde 1991), contribuiu de forma excecional para a formação de inúmeros geólogos e professores de geologia. Em paralelo, ocupou vários cargos de relevo na estrutura diretiva da faculdade, incluindo vários mandatos como Presidente do Departamento de Geologia da FCUP.

Em paralelo com a carreira académica, Fernando Noronha é um geólogo reconhecido, a nível nacional e internacional, pelo seu notável trabalho de investigação em várias áreas do conhecimento geológico, traduzido em mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais e em mais de duas centenas de comunicações científicas apresentadas no país e no estrangeiro.

As suas áreas de estudo principais incluem a geologia económica, caracterização de materiais e processos geológicos, geologia de campo e prospeção, cartografia geológica, tectónica e geodinâmica, geodiversidade e geopatrimónio, comunicação científica, entre outras

Fernando Noronha foi presidente da APG entre 2002 a 2008, período em que foi também delegado da Federação Europeia dos Geólogos.