O biólogo Paulo Talhadas dos Santos, professor auxiliar do departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi distinguido com o título de sócio honorário da associação ambientalista ZERO, no âmbito das celebrações dos sete anos de existência desta organização de defesa do ambiente. Em causa está a dedicação e trabalho desenvolvido pelo docente, às escalas regional e internacional, com resultados muito significativos no conhecimento e salvaguarda do património natural e construído.

Paulo Talhadas dos Santos destaca-se assim num lote de sete “figuras marcantes” da sociedade portuguesa que “têm combinado diversas vertentes de ação ao longo da sua vida, incluindo a sua conduta na administração pública em prol da sustentabilidade, a atividade científica e o envolvimento em organizações da sociedade civil”.

Para além do docente da FCUP, foram também homenageados pela ZERO: Antunes Dias, biólogo e investigador; Eugénio Sequeira, engenheiro agrónomo e presidente da Liga para a Proteção da Natureza; Galopim de Carvalho, geólogo e conhecido como o “pai” português dos dinossauros; Helena Roseta, arquiteta; Jorge Paiva, botânico e ecólogo e Luísa Schmidt, socióloga especialista nas áreas da comunicação e do ambiente.

Sobre Paulo Talhadas dos Santos

Doutor em Biologia pela Faculdade de Ciências da U.Porto, com especialidade em Ecologia Animal, Paulo Talhadas dos Santos é professor auxiliar com nomeação definitiva na FCUP, instituição onde leciona nas áreas de Ecologia Marinha, Recursos Naturais, Biodiversidade e ainda Educação Ambiental.

Membro do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto, exerce a sua investigação nas áreas da caracterização e gestão de ecossistemas ao nível da biodiversidade e qualidade, em especial na Biologia Marinha e Estuarina e na biologia dos recursos pesqueiros, trabalhando igualmente em questões de ordenamento do território. Tem trabalhos publicados no âmbito da ecologia aquática, biologia pesqueira e ordenamento do território.

Foi durante muitos anos ativista ambiental, tendo assumido a Presidência do FAPAS – Fundo Para a Proteção dos Animais Selvagens e sido membro da direção da Associação Transumância e Natureza.