O designer e professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Eduardo Aires, foi convidado pela Embaixada de Portugal na Índia a integrar a Comitiva Oficial do Presidente da República na Visita de Estado que Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer àquele país entre os dias 14 e 16 de fevereiro.

Nesta passagem pela Ásia, o docente da FBAUP vai protagonizar uma conferência sobre “Design Urbano”, agendada para 15 de fevereiro (18h45), no Palácio do Idalcão (antigo palácio do Vice-Reis portugueses), em Pangim. A conferência, que faz parte do Programa Oficial da Visita de Estado do Presidente da República, é organizada em colaboração com a empresa pública indiana “Imagine Panaji”.

Natural do Cartaxo, Eduardo Aires (1963)  formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) – antecessora da atual Faculdade de Belas Artes (FBAUP) – em 1989. Nesse mesmo ano, é convidado para dar aulas na escola, atividade que mantém até à atualidade. Em 2016, tornou-se o primeiro doutorado em Design da FBAUP, com uma tese na área do design editorial.

Em paralelo com o percurso académico, Eduardo Aires tem também um longo trajeto como designer profissional. Fundador do ateliê White Studio, notabilizou-se no desenvolvimento de projetos – grande parte dos quais premiados – para entidades como a Fundação Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a Porto Editora ou a Fundação de Serralves.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos destaca-se a criação da atual identidade visual da cidade do Porto (Porto.), que lhe valeu a conquista de alguns dos mais importantes prémios de design do mundo, como o D&AD (Lápis 2014), o Brandemia Award (Melhor Marca 2014) e o ED Awards 2014 (distinção “Ouro”).