Mário Cachada, docente do Gabinete de Pedagogia do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi recentemente nomeado “Embaixador para a Ética no Desporto”. O convite ao docente surge no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e dinamizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Enquanto Embaixador, Mário Cachada “empresta” o seu nome, presença e testemunho pessoal, comprometendo-se a participar ativamente na persecução dos desígnios do programa Nacional de Ética no Desporto, com todos os seus intervenientes.

O PNED dirige-se a toda a população portuguesa, com especial foco nas crianças e jovens, e surge no âmbito da criação de uma Bolsa de Embaixadores da Ética Desportiva constituída por pessoas não só do mundo do Desporto, mas também de outros quadrantes da sociedade. Os seus objetivos incluem a promoção dos valores inerentes ao Desporto, entre os quais se encontram o fair-play, o respeito pelas regras do jogo, o respeito pelo outro, a tolerância e interajuda e respeito pelo corpo, entre outros,

Na seleção de embaixadores do PNED presidem diversos critérios, sendo alguns dos embaixadores presidentes das diversas federações, por inerência de cargo, ou por indicação das próprias federações, e outros a convite do próprio Programa, caso de Mário Cachada.

Assumindo-se como “um pequeno e humilde ser e feliz e honrado com o convite”, o docente prefere “partilhar com a FADEUP, enquanto instituição onde completou toda a sua formação académica, do bacharelato ao doutoramento, e onde exerce a sua atividade profissional, a felicidade que sente neste “momento ímpar”.

Sobre José Mário Cachada

José Mário Cachada nasceu em Castelões de Cepeda, Paredes, em 1963, tendo efetuado a sua formação académica na Universidade do Porto. É Professor Auxiliar Convidado do Gabinete de Pedagogia do Desporto da FADEUP, lecionando no mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos Secundário.

Autor de vários livros editados em Portugal e no Brasil, é ainda praticante e treinador de Judo, modalidade que pratica desde tenra idade,