José António Silva, docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), é o novo Selecionador Nacional de andebol feminino, oficializou a Federação de Andebol de Portugal esta terça-feira.

Aos 56 anos, o atual coordenador do Gabinete de Andebol da FADEUP regressa a uma casa que já conhece, depois de ter passado pela equipa técnica das Seleções jovens femininas entre 1989 e 1997 com alguns feitos assinaláveis, nos quais se destaca o 6.º lugar alcançado no Campeonato do Mundo de Juniores Femininos, em 1997.

Com uma larga experiência de treino, primeiro no andebol feminino e nos últimos 24 anos no andebol masculino, o novo líder da Seleção Nacional feminina construiu um percurso de sucesso na modalidade. Com passagens pelo Madeira SAD, Benfica, AC Fafe e Águas Santas Milaneza, último clube que representou, José António Silva já conquistou duas Taças de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga, tendo sido ainda vice-campeão nacional várias vezes e finalista de uma competição europeia, a Taça Challenge.

Relativamente à nova aventura que se prepara para abraçar, o agora Selecionador Nacional declarou sentir uma “enorme honra” e reconhecer “a responsabilidade que o convite acarreta”. Ciente das dificuldades que vai encontrar, José António Silva promete “dedicação total e exigência elevada na procura das melhores soluções para a Seleção Nacional, sendo que, numa primeira fase, procurarei recolher os contributos de todos para depois definir as prioridades para o trabalho a desenvolver”.

A Fase 1 de qualificação para o Europeu de 2022 será o primeiro grande desafio desta nova etapa da equipa lusa feminina e do seu novo timoneiro. É já no final deste mês de maio que a Seleção Nacional defronta Kosovo, Chipre e Luxemburgo.

Note-se que, com a chegada de José António Silva à Seleção Nacional de andebol feminino, e com o antigo estudante Paulo Jorge Pereira na liderança da equipa masculina, as duas principais Seleções Nacionais da modalidade são agora orientadas por dois membros da comunidade FADEUP.