Fernando Fernandez-Llimos, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), venceu a primeira edição do Prémio Professor Tarcísio José Palhano, um galardão instituído pela Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica com o objetivo de distinguir personalidades de todo o mundo que se tenham destacado pelos seus contributos para o desenvolvimento da Farmácia Clínica no Brasil.

Professor auxiliar no Laboratório de Farmacologia do Departamento de Ciências do Medicamento da FFUP e investigador integrado do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Fernando Fernandez-Llimos tem desenvolvido, desde há 20 anos, projetos de investigação e docência em colaboração com várias instituições do Brasil. Entre eles destaca-se a intensa colaboração mantida com Universidade Federal do Paraná e com a Secretaria de Estado da Saúde, também do estado do Paraná.

“O melhor reconhecimento é ganhar um prémio com o nome de um dos pioneiros da Farmácia Clínica na América Latina, o Professor Tarcísio Palhano”, destaca o docente da FFUP.

Para além de Fernando Fernandes-Llimos, a primeira edição do Prémio Professor Tarcísio José Palhano distinguiu mais cinco profissionais, quatro dos quais brasileiros.

A cerimonia de entrega do galardão decorreu no passado dia 18 de fevereiro, durante o encerramento do 1.º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica.

Sobre Fernando Fernandez-Llimos

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha) em 1984, e doutorado em Fontes de Informação de Medicamentos pela Universidade de Granada (Espanha), Fernando Fernandez-Llimos iniciou a sua ligação à FFUP em 2020. Antes, foi professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e membro do Institute for Medicines Research (iMed.ULisboa) durante 12 anos.

Autor de mais de 150 publicações científicas, conta com mais de 300 comunicações em conferências nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação debruçam-se sobre a área da Informação sobre Medicamentos, nomeadamente na criação de evidência e na analise e desenho de serviços de farmácia clínica.

Entre os cargos que desempenhou incluem-se os de Vice-Presidente da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica (ESCP), membro do Conselho Executivo do FIP Pharmacy Practice Research Special Interest Group (PPR SIG) da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP) e Editor chefe da revista Pharmacy Practice.