Em 2018, a “Universidade Júnior” contou com uma participação recorde de mais de 7100 crianças e jovens dos 10 aos 17 anos de idade. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Encontra-se aberto até dia 1 de fevereiro de 2019 o concurso de ideias para a 15.ª edição dos cursos de Verão da Universidade Júnior (U.Jr).

Este concurso é aberto a todos os docentes e investigadores da Universidade do Porto interessados em propor atividades para a edição 2019 da Universidade Júnior. Dessas propostas serão selecionados os programas e atividades a desenvolver na próxima edição do programa pioneiro que, todos os anos, traz à U.Porto mais de 6 mil alunos do ensino básico e secundário para testarem as suas vocações e experimentarem o Ensino Superior, durante as férias de verão.

As ideias / propostas podem ser submetidas através do site da “Universidade Júnior”. Ali estão disponíveis os formulários, os modelos de planificações e todas as informações necessárias à candidatura, a qual deverá ser apresentada através de uma faculdade, de uma unidade de investigação ou de uma instituição de interface.

É a multiplicidade e heterogeneidade de propostas de atividades que a “Universidade Júnior” disponibiliza que tornam esta iniciativa num projeto único em Portugal. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Como habitualmente, os programas devem ser pensados e estruturados com o objetivo de promover o gosto pelo conhecimento em diversificadas áreas – particularmente as abrangidas pela U.Porto – e a familiarização com o ambiente académico, contribuindo para uma decisão vocacional mais informada pelos jovens e estimulando a sua vontade de continuar os estudos no ensino superior.

A composição final do programa da Universidade Júnior 2019 será divulgada em finais de fevereiro.

Recorde-se que a edição 2018 da Universidade Júnior foi a maior de sempre, com mais de 7100 jovens entre os 10 e os 17 anos de idade a tomar parte das 167 atividades e projetos selecionados.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].