FEUP - estudantesMais de 700 pessoas participaram no MOOC (Massive Online Open Course) sobre “As alterações climáticas nos média escolares”, uma iniciativa inédita da Universidade do Porto na área do ensino à distância, que terminou no passado sábado, dia 14 de novembro, com uma sessão presencial na Faculdade de Ciências da U.Porto.

Dedicado à utilização dos média para o ensino das alterações climáticas em sala de aula, este curso – iniciado a 5 de outubro, na plataforma digital Miríada X – foi a primeira aposta da Universidade do Porto num formato de ensino gratuito e massivo, dirigido a pessoas de qualquer parte do mundo e com a possibilidade de gestão autónoma do número de horas de estudo.

Desenvolvido no âmbito do projeto Clima@EduMedia, o MOOC é sobretudo dirigido à comunidade de professores do ensino básico e secundário, com o objetivo de lhes mostrar as vantagens do uso dos meios de comunicação no ensino das alterações climáticas (e da ciência em geral). Temas que os participantes puderam explorar, ao longo de cinco semanas, beneficiando para tal do acesso a vídeos (10), manuais de apoio (9) e várias propostas de estratégia de ensino.

“As alterações climáticas são um tema de interesse nacional e global, mas as escolas estão a falhar no ensino da temática aos alunos. Este MOOC inova, ao fornecer aos professores um conjunto de estratégias para implementar em sala de aula, tendo por base as alterações climáticas e os meios de comunicação”, refere José Azevedo, coordenador do Clima@EduMedia e docente da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), instituição na qual se desenvolve o projeto. “Os formandos têm tecido críticas muito positivas e referem a pertinência e a originalidade na abordagem proposta”, acrescenta o docente.

O encerramento do MOOC foi assinalado com uma sessão presencial que reuniu mais de 250 formandos que manifestaram a intenção de obter um certificado de ação de formação contínua de docentes, de 25 horas.

Nesta sessão, realizada no Auditório Ferreira da Silva da FCUP, marcaram presença o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e o vice-reitor da U.Porto para as Tecnologias Educativas, José Martins Ferreira, que abordou a estratégia da Universidade na área do ensino à distância, assim como os coordenadores científicos do curso – António Guerner, docente da FCUP, e José Azevedo, docente da FLUP. Luísa Aires, da Universidade Aberta, interveio na qualidade de oradora, explicando as vantagens pedagógicas do formato MOOC.

Sobre o Clima@EduMedia

Clima@EduMedia está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP, enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC). É cofinanciado a 85% pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa EEA Grants, e a 15% pelo FPC.