Foi lançada no passado dia 21 de maio a versão online do primeiro número número da revista Orientes do Português, uma iniciativa da Universidade do Porto e do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau (IPM), que tem como objetivo promover, a partir do Oriente, a publicação da investigação científica que se realiza no âmbito dos estudos do português.

Com periodicidade anual e livre acesso, a Orientes do Português assume-se como “uma revista técnico-científica que tem como missão divulgar o conhecimento científico produzido por investigadores, docentes e outros profissionais da língua portuguesa, em particular os que a ensinam como língua estrangeira na China e demais países asiáticos”.

O lançamento do primeiro número da revista, em dezembro passado, representou, na verdade, o culminar das “diversas cooperações frutíferas” que a U.Porto e o IPM vêm mantendo “nas áreas de ensino e estudos da língua portuguesa, megadados linguísticos e estudos culturais dos países lusófonos”.

Com esta iniciativa, procurou-se igualmente “contrariar a tendência histórica que concentrava a edição deste tipo de revistas científicas internacionais no Brasil e em Portugal. Ao mesmo tempo, pretende-se “oferecer uma plataforma para a realização de intercâmbios académicos de elevada qualidade em que os estudiosos asiáticos de língua portuguesa possam apresentar os resultados das suas investigações”.

Os fundamentos da revista estão, de resto, bem expressos no editorial do primeiro número, assinado por Carlos Ascenso André, diretor do Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa do IPM: “Esta é uma revista que se quer plural em todos os sentidos: plural nos temas e modos de abordagem, plural nas ideias, plural na origem dos seus autores, plural no que respeita aos destinatários, plural nos interesses de quem nela escreve e de quem a lê”.

Segundo número em preparação

Neste momento, já se encontra em preparação o próximo volume da revista. Trata-se de um número especial, que servirá também de homenagem póstuma ao professor, investigador e linguista João Malaca Casteleiro (1936-2020), que era membro do Conselho Científico da revista.

Este segundo volume será composto por “artigos que versem sobre as ligações com o mundo oriental de quaisquer das temáticas que o Professor João Malaca Casteleiro desenvolveu durante a sua trajetória”. O período para submissão de artigos decorre até 12 de julho de 2020.

A direção da Orientes do Português é composta por vários elementos do IPM e da U.Porto. Em representação da Universidade, destacam-se os nomes de Maria de Lurdes Correia Fernandes (Vice-Reitora), João Veloso (Pró-Reitor e coordenador científico do CLUP – Centro de Linguística da U.Porto) e Isabel Margarida Duarte (docente da FLUP – Faculdade de Letras), que desempenham, respetivamente, os cargos de Diretora, Diretor Adjunto e Diretora Executiva.

Aos nomes referidos juntam-se ainda os de Isabel Pires de Lima (professora emérita da U.Porto) e Zulmira Santos (docente da FLUP), que integram o Conselho Editorial. Já o Conselho Redatorial conta com o contributo de Maria de Fátima Outeirinho, docente da FLUP).