Programa da iniciativa foi apresentado na Reitoria da U.Porto, onde terá lugar a maior parte dos eventos.

A 28 de julho de 1914, o Mundo assistia ao início da primeira Grande Guerra, o único conflito global em que Portugal participou. Um século depois, a Universidade do Porto e a Replicantes – Associação Cultural vão assinalar o primeiro centenário da Grande Guerra com um programa de iniciativas culturais destinadas a lembrar a influência da I Guerra Mundial na memória nacional e da cidade do Porto.

Porque existe no Porto uma rua chamada La Couture? Qual a relação entre a coleção de vasos gregos e sarcófagos egípcios da Universidade do Porto com a declaração de guerra da Alemanha a Portugal? O que tem ver a Quinta Amarela com a Primeira Guerra Mundial? A quem é dedicada a imponente estátua dos claustros da Reitoria?

Rememorar I Guerra Mundial

Cartaz da iniciativa

A resposta a estas e outras questões curiosas pode ser encontrada ao longo de maio e junho de 2014 nas diferentes iniciativas do projeto Rememorar 1914.

O programa arranca a 17 de maio, às 21h30, com “Olhares do Cinema sobre a Grande Guerra”, ciclo organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa, que levará aos claustros da Reitoria a exibição de curtas-metragens inéditas do espólio do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento e de “Nosferatu”, longa-metragem do mestre do expressionismo alemão F.W. Murnau que serve de metáfora da Guerra.

A 31 de maio, a partir das 10h00, o jornalista e historiador Germano Silva vai conduzir uma visita guiada que servirá para “Revisitar os lugares e as memórias do Porto da Grande Guerra”, um percurso que nos leva do Museu Militar à Praça Carlos Alberto, passando pela Junta de Freguesia do Bonfim, Liga dos Combatentes e a Reitoria da Universidade do Porto.

O programa continua depois a 5 de junho, dia em que, a partir das 15h30, o Salão Nobre da Reitoria será palco de uma conferência/colóquio sobre o Direito, a Política, a Arte e a História no período de 1914-1918, conduzida por docentes da Universidade do Porto, casos de Manuel Loff (FLUP) e Leonor Soares (FLUP).

O “Rememorar 1914” encerra às 21h30 do dia 13 de junho com uma oferta à Cidade do Porto: um concerto de jazz ao ar livre, na Praça Gomes Teixeira, com reportório da época da Grande Guerra, escolhido e interpretado pelo pianista Filipe Melo, acompanhado por contrabaixo e bateria.

Como lembrou Manuel Janeira, Pró-Reitor com o pelouro da Cultura, na apresentação pública da iniciativa, a U.Porto tem responsabilidades acrescidas na preservação da memória da I Guerra Mundial, onde vários estudantes da Universidade faleceram em combate. Um facto que para sempre ficou assinalado no edifício da Reitoria pelo Monumento aos Estudantes da Universidade mortos na Guerra de 1914-1918.