A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) será palco, no próximo dia 21 de abril, do primeiro Fórum Nacional da Saúde. O evento é organizado pela FMUP, CINTESIS e Fórum Nacional da Saúde, “espaço de reflexão inovador na área das políticas de saúde” e “plataforma colaborativa e de networking”.

A cerimónia de abertura irá contar com as intervenções de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, e de Rui Nunes, professor da mesma faculdade e coordenador do Fórum, que se apresenta como “uma rede independente, no plano político ou dos grupos de interesse da sociedade”.

Logo após a cerimónia de abertura, serão apresentados os grupos de trabalho temáticos que irão refletir sobre “os principais constrangimentos do sistema de saúde, como as urgências, a obstetrícia, a falta de médicos de família”, mas também sobre “a literacia e a educação para a saúde, a saúde global e o estado de prontidão para o combate a novas epidemias”, ente outros temas.

No programa desta primeira edição estão previstas intervenções de profissionais de saúde, professores universitários, investigadores, gestores/administradores de instituições de saúde públicas e privadas, governantes e ex-governantes de vários quadrantes políticos. O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, é presença confirmada na sessão de encerramento.

Um fórum para pensar a Saúde em Portugal

Nascido da vontade de mais de duas centenas de profissionais de saúde, este Fórum propõe-se “discutir, sem tabus, novos modelos de integração, referenciação e inovação na saúde para garantir a sustentabilidade do sistema e a equidade de acesso dos portugueses a um sistema que se encontra cada vez mais estratificado”. Estes são precisamente os temas que constam do programa do evento, que irá prolongar-se ao longo de todo o dia.

“O sistema de saúde português, em especial o SNS, encontra-se hoje numa enorme encruzilhada.  Por um lado, existiu ao longo dos últimos anos um aumento substancial de recursos financeiros para o setor. Por outro, existem enormes carências e inaceitáveis disparidades regionais no acesso à saúde. Há problemas sérios de gestão e administração da saúde, nomeadamente na interface com o setor privado e social”, afirma Rui Nunes.

De acordo com  professor da FMUP, o Fórum Nacional da Saúde tem como objetivo nuclear apresentar “propostas concretas para uma reforma estrutural do sistema de saúde” e “servir a população e contribuir para existência de cuidados de saúde de excelência”.

Após esta iniciativa na FMUP, estão previstas “reuniões temáticas em áreas específicas da saúde”, das quais deverá resultar “um livro branco com propostas de evolução do sistema de saúde português”.

A participação no Fórum Nacional de Saúde está aberta a toda a comunidade, mas sujeita a inscrição através do preenchimento deste formulário.