José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto e Professor Catedrático da FEUP

José Manuel Mendonça, Presidente do INESC Porto (entidade que coordena o INESC TEC) e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi eleito membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto (IPP), na qualidade de personalidade externa.

Os membros externos do Conselho Geral do IPP, associado do INESC Porto desde 2006, são individualidades com credibilidade e prestígio escolhidas pelos restantes membros do Conselho, estes eleitos por professores, alunos e funcionários. De acordo com o Presidente do INESC Porto e Professor Catedrático da FEUP, “o que deles se pretende é que tragam para este órgão uma visão e uma experiência que permitam ajudar a definir estratégias e a melhorar a ligação ao tecido social e económico envolvente, auxiliando no cumprimento da sua missão”. Para José Manuel Mendonça esta escolha significa “o reconhecimento da importância, credibilidade e prestígio do INESC Porto e do INESC TEC como instituição de interface entre o mudo académico e o mundo empresarial”.

O Conselho Geral é o órgão colegial máximo do IPP, tendo competências tão importantes como a eleição do Presidente do IPP, a aprovação de alterações dos Estatutos, ou a designação do Provedor do Estudante. É composto por 35 elementos, 10 dos quais personalidades externas, cooptadas pelos restantes membros. O mandato de José Manuel Mendonça terá a duração de quatro anos.

A tomada de posse realizou-se em maio nas instalações do IPP.