Comitiva do IEEE vai conhecer o trabalho feito pela FEUP e pelo INESC Porto na área da Robótica.

O presidente do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), Peter Staecker, vai realizar esta terça-feira, dia 1 de outubro, uma visita à  Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), ao INESC Porto e ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), onde terá a oportunidade de conhecer os desafios que se colocam hoje à Engenharia portuguesa e a forma como são enfrentados na Universidade.

Nesta visita inédita a Portugal, o líder da principal e maior associação de profissionais de Engenharia do mundo (com 440.000 afiliados das áreas da engenharia eletrotécnica, engenharia de computadores, e ciência de computadores) vai reunir-se com vários investigadores da U.Porto e de outras instituições de ensino superior nacionais. Em cima da mesa estará o reforço da colaboração entre os membros do IEEE e as universidades, institutos de investigação e as empresas no nosso país em áreas prementes da Engenharia.

A visita arranca às 13h00, no Auditório Principal da FEUP, onde o Reitor da U.Porto dará as boas-vindas à comitiva do IEEE. José Marques dos Santos e Peter Staecker integram depois uma sessão sobre Educação em Engenharia, a qual antecederá uma mesa redonda que vai juntar Sebastião Feyo de Azevedo (diretor da FEUP), Ricardo Machado (Escola de Engenharia da U. Minho), João Rocha (presidente do ISEP) e Joaquim Arnaldo Martins (U. Aveiro). Do programa fazem também parte um debate sobre as atividades do IEEE no Norte do País e uma sessão de encerramento em que participará José M.F. Moura, Membro do Conselho de Administração da IEEE e diretor da CMU Portugal.

Depois da FEUP, a comitiva do IEEE parte para o INESC Porto, onde terá a  oportunidade de conhecer o trabalho que é ali desenvolvido na área dos Veículos Elétricos e da Robótica. Segue-se uma última passagem pelo edifício principal do UPTEC, focada no trabalho realizado pela Universidade ao nível do apoio ao empreendedorismo nestas áreas.

A passagem de Peter Staecker pela U.Porto insere-se numa visita oficial de dois dias a Portugal (30 setembro e 1 de outubro) –  a primeira que um presidente da IEEE faz ao nosso país – durante a qual pretende reforçar e dar a conhecer o papel do IEEE em Portugal e no mundo. Para além do Porto, Peter Staecker participa em sessões em Lisboa e Coimbra.

O evento é aberto a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas aqui