A iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que presidirá à Sessão Solene de Abertura da Conferência. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar no próximo dia 23 de março, na Reitoria da Universidade do Porto, para presidir à abertura da conferência “O Sistema de Saúde para o Cidadão”. Organizada pela U.Porto, em parceria com a Convenção Nacional da Saúde e com os subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da Saúde, esta iniciativa vai juntar alguns dos principais “atores” da área da Saúde em Portugal para um debate alargado sobre o futuro do setor no nosso país.

Com abertura marcada para as 9h30 (ver programa completo), no Salão Nobre da Reitoria, a conferência, que contará também com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, vai arrancar com um painel sobre “O Sistema de Saúde para o Cidadão”, que terá como Keynote Speaker o Alto-Comissário da Convenção Nacional da Saúde, Manuel Pizarro. Segue-se um debate com a participação da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, do CEO da Future Healthcare, José Pina, entre outros.

Ainda de manhã, e já depois da Sessão Solene de Abertura da Conferência, presidida pelo Presidente da República, a discussão centrar-se-á nos “Novos Modelos de Financiamento para a Sustentabilidade”. Após a intervenção da economista Teodora Cardoso (Keynote Speaker), juntar-se-ão ao debate nomes como o Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, o Presidente da União de Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, ou o Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais, Orlando Monteiro da Silva

O último painel da conferência está marcado para a tarde e terá como tema a “Lei de Bases da Saúde: O consenso indispensável”. O Keynote Speaker será Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos e Chairman da Convenção Nacional da Saúde. Já o debate vai juntar representantes dos grupos parlamentares dos principais partidos com assento parlamentar (BE, CDS, PCP, PS e PSD).

A conferência “O Sistema de Saúde para o Cidadão” é aberta ao público geral. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui.