O Presidente da República e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lamentaram hoje o falecimento de António Silva Cardoso, Vice-Reitor da Universidade do Porto e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia (FEUP) que morreu esta quarta-feira, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa evoca “com saudade um académico ilustre, afável e abnegado, com quem privou muitas vezes e cuja dedicação à comunidade pôde muitas vezes testemunhar”.

“Ao longo duma profícua e diversificada carreira de serviço à academia, o Prof. António Cardoso distinguiu-se no ensino e na investigação na área da engenharia civil, tendo também contribuído de modo assinalável para o desenvolvimento da sua universidade, na qual teve um papel particularmente relevante no planeamento do seu património edificado”, destaca o Presidente da República.

Já o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, lamentou a “morte prematura” de António Cardoso num comunicado publicado no site do MCTES.

“Nos últimos anos, António Silva Cardoso foi determinante, enquanto membro da Reitoria, para a ampliação e requalificação do campus universitário da U.Porto, pela modernização e expansão dos seus equipamentos e infraestruturas e pela recuperação do património edificado da Universidade”, refere o governante, manifestando ainda a sua “tristeza e solidariedade” pelo desaparecimento do, até agora, Vice-Reitor da U.Porto com os pelouros do Património Edificado e Sustentabilidade.

Sobre António Cardoso

Licenciado (1977) e doutorado (1988) em Engenharia Civil pela FEUP, António Cardoso iniciou a atividade docente na faculdade em 1976. Professor Catedrático do departamento do Engenharia Civil – que viria a dirigir – desde 2002 e detentor de um extenso currículo académico, assinou cerca de 150 publicações em livros, revistas e atas de reuniões técnico-científicas nacionais e internacionais (incluindo vários artigos premiados), tendo participado e coordenado vários  projetos de investigação nacionais e europeus.

Figura de referência na área da Engenharia Civil e, em particular, da Geotecnia, participou nas comissões encarregues da elaboração da normalização geotécnica nacional e dirigiu a Revista Geotecnia, da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

A par da atividade docente e científica que se notabilizou ao longo de mais de quatro décadas, António Cardoso destacou-se igualmente no exercício de diversos cargos de gestão, quer na FEUP, quer na Universidade, onde desempenhou as funções de membro do Conselho Geral e do Conselho de Gestão, bem como de Pró-Reitor (1998-2006) e Vice-Reitor em dois reitorados distintos (2006-2014 e 2018-2022)

Enquanto Pró-Reitor e Vice-Reitor responsável pelos pelouros das obras e do património edificado durante duas décadas, António Silva Cardoso foi um dos principais responsáveis pela ampliação e requalificação do campus universitário, pela modernização dos seus equipamentos e infraestruturas e pela recuperação do património da Universidade levadas a cabo neste início de século.

Entre as obras edificadas/requalificadas durante os seus mandatos destacam-se, entre outras, a expansão do polo da Asprela (incluindo os edifícios da Faculdade de Engenharia, da Faculdade de Medicina Dentária, da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação, do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina, do polo central da UPTEC – Parque da Ciência e Tecnologia da U.Porto, e do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), o complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Farmácia (ICBAS/FFUP), ou os edifícios da Faculdade de Direito e, mais recentemente, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação.

António Cardoso era, desde janeiro de 2020, o presidente da Direção da UPTEC.