O Presidente da República estará presente na cerimónia do Dia da Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que irá decorrer no próximo dia 5 de maio, a partir das 16h30. Marcelo Rebelo de Sousa irá associar-se, assim, à imposição das medalhas de graduação aos novos médicos formados na FMUP, aos quais irão juntar-se os novos mestres de outros cursos do 2º ciclo, os novos doutores e os novos professores agregados.

Tradicionalmente, a Graduação é um momento festivo em que se celebra o final de um passo decisivo na vida dos jovens médicos e o início de uma nova fase dedicada à assistência e à prestação de cuidados de saúde aos portugueses, mas também à investigação e ao serviço à comunidade. Mas 2021 é um ano especial, em todos os sentidos.

“Este ano, o Dia da Graduação reveste-se de um simbolismo bastante particular, pois não só o Dia está enquadrado ainda numa época de pandemia como o seu âmbito foi bastante alargado”, refere o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira.

Ao contrário desta edição de 2019, a cerimónia de graduação da FMUP será este ano realizada em modo híbrido, em cumprimento das regras de segurança. (Foto: FMUP)

Assim, pela primeira vez num único evento, serão impostas as medalhas comemorativas da obtenção de grau de Mestre (Mestrado Integrado em Medicina e Pós-Graduação), de Doutor e do título de Agregado a mais de 600 estudantes da FMUP.

Serão ainda formalmente distinguidos mais de meia centena de estudantes da faculdade, entretanto galardoados com uma série de prémios de mérito.

Devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia, a cerimónia terá um modelo misto, realizando-se simultaneamente em regime presencial na Aula Magna da FMUP e com transmissão vídeo para vários anfiteatros da Faculdade, garantindo o cumprimento de todas as regras de segurança.