Diogo Amaro, que concluiu o Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP em 2015/2016, e Tiago Madaleno, do 2.º Ciclo de Estudos de Pintura de Belas Artes (concluído em 2015/2016), foram distinguidos com os Prémios Viana de Lima. (Foto: DR)

Numa cerimónia realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o município de Esposende entregou, no passado dia 5 de maio, os Prémios Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende, destinados a distinguir os melhores estudantes dos cursos de Arquitectura (FAUP) e de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Diogo Amaro recebeu o Prémio Silvia Viana de Lima para o melhor estudante finalista no ano lectivo 2015/2016 na área de Projecto da FAUP. O estudante terminou o Mestrado Integrado de Arquitetura com a média de 15,65 valores e com a média de 16,25 valores a quatro das cinco unidades curriculares de Projecto do curso. Já Tiago Madaleno, estudante com maior média final do Mestrado em Pintura da FBAUP, foi contemplado com o Prémio Alexandre Vieira de Lima.

Os estudantes premiados referiram a importância desta distinção, “considerando que é uma forma de homenagear e conservar a memória do Arquiteto Viana de Lima, enaltecendo o relevante tributo da sua obra para a história da arquitetura nacional e a cultura artística de um modo geral”.

O Vice-diretor da FAUP, João Pedro Xavier, em representação do Diretor da Faculdade, exprimiu “alguma emoção” por presenciar a homenagem e o reconhecimento da obra de Viana de Lima. Felicitou os jovens premiados, a quem deixou palavras de incentivo para a vida profissional.

O Diretor da FBAUP, José Carlos Paiva, em representação do Reitor da Universidade do Porto, manifestou apreço pela iniciativa, saudando a Câmara Municipal por valorizar a obra de Viana de Lima. Aos premiados deixou palavras de felicitação e elogio pelo mérito do prémio, mas também pelos excelentes resultados académicos.

A sessão, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, integra o programa evocativo em memória de Viana de Lima, que, além da entrega destes prémios, inclui o lançamento do livro “Viana de Lima e a influência do Movimento Moderno na arquitetura portuguesa”, e a exposição “Memento, Momento” em torno da obra do arquiteto, no Museu Municipal de Esposende.

A atribuição dos Prémios Viana de Lima decorre de um protocolo estabelecido, em 2010, entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, mediante o qual o Município assumiu a gestão da Casa das Marinhas, da autoria do Arquiteto Esposendense Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, comprometendo-se a distinguir, anualmente e durante 30 anos, com um prémio pecuniário individual de 2000 euros, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade municipal.

A Casa das Marinhas, do arquitecto esposendense Viana de Lima, abriu as portas ao público em 2013 como Casa Museu. (Foto: DR)

A Casa das Marinhas é um projecto da autoria de Viana de Lima (1954), transformada desde 2013 em Casa Museu pela Câmara Municipal de Esposende, estando apta a receber visitas, mediante marcação prévia.

Em março, o Município de Esposende lançou o Roteiro de Arquitetura Modernista, que dá também visibilidade às obras de Viana de Lima, com coordenação do Arquiteto Paulo Guerreiro, responsável por a casa-museu e também pelo departamento do património cultural da autarquia.  Disponível em versão papel e também online, permitindo visitas guiadas aos projectos originais, o Roteiro destaca 18 obras realizadas por dois engenheiros (Jorge Manuel Viana e Eduardo Martins) e 12 arquitectos (Alcino Soutinho, Alfredo Magalhães, Arménio Losa, Fernando Távora, Júlio Oliveira, Octávio Lixa Felgueiras, Pádua Ramos e José Carlos loureiro, Rogério Martins e João Andresen, Sérgio Fernandez e Viana de Lima).

Mais informações em www.municipio.esposende.pt.