Os dois melhores estudantes da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto, no ano letivo 2021/2022, Gabriel Weber e Carlota Jardim, respetivamente, foram distinguidos no dia 12 de maio com os Prémios Viana de Lima 2023.

A cerimónia de atribuição dos galardões foi assinalada com a inauguração da exposição “10 anos – Fundo Viana de Lima”, patente no edifício dos Paços do Concelho, assinalando uma década de vigência do protocolo (formalizado em 2010 e em vigor desde 2014) entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do Arquiteto Alfredo Viana de Lima.

Enaltecer o mérito dos estudantes da U.Porto

O momento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, que deu nota da assinalável dinâmica resultante da colaboração com a Universidade do Porto, a quem agradeceu a parceria.

“É com enorme alegria e sentido de compromisso que, ano após ano, voltamos a homenagear a memória e o gesto do Arquiteto Viana de Lima”, sublinhou o autarca, acrescentando que “estes prémios constituem uma forma de incentivar os estudantes de Arquitetura e de Belas Artes a serem cada vez melhores e a inspirarem-se naqueles que ousaram pensar e, acima de tudo, agir e fazer diferente”.

Já o Vice-Reitor da Universidade do Porto, Pedro Alves Costa, saudou também a colaboração entre as duas instituições, na medida em que “garante a preservação e valorização de um património arquitetónico ímpar, bem como a sensibilização das novas gerações de estudantes para a genialidade do Arquiteto Alfredo Viana de Lima”.

Neste contexto, Pedro Alves Costa realçou o “trabalho do Município na conservação e musealização da Casa das Marinhas, da qual ressalto a modernidade e a originalidade de Viana de Lima”, que “eterniza quer o talento do arquiteto quer a importância histórica da chamada ‘Escola do Porto’”.

Felicitando os estudantes premiados, o Vice-Reitor referiu que “é um dia feliz quando podemos reconhecer publicamente o mérito dos nossos estudantes, porque é reconhecer também o mérito da Universidade do Porto”.

Gabriel Weber concluiu em 2022 o Mestrado Integrado de Arquitetura da FAUP. (Foto: DR)

Um prémio que “abre portas”

Em representação da Faculdade de Arquitetura, Filipa Guerreiro, Vogal do Conselho Executivo, expressou palavras de congratulação aos estudantes distinguidos e agradeceu “o empenho e a qualidade com que a Câmara Municipal de Esposende tem levado a cabo este compromisso de salvaguardar a obra em memória do Arquiteto Alfredo Viana de Lima e dos seus filhos”.

Filipa Guerreiro teceu ainda elogios ao percurso académico do aluno premiado, Gabriel Weber, destacando o seu olhar sobre a arquitetura, saudando igualmente a estudante de Belas Artes distinguida.

A Diretora da Faculdade de Belas Artes, Lúcia Matos, reiterou por sua vez “o impacto e a importância” dos Prémios Viana de Lima, considerando a distinção relevante, porque “premeia e, ao mesmo tempo, abre portas”, tanto ao nível de estudos de doutoramento como de carreiras artísticas.

Para além de agradecer ao Município de Esposende por garantir a atribuição dos Prémios, Lúcia Matos sugeriu ainda, em jeito de desafio, que a cerimónia possa ocorrer na icónica Casa das Marinhas, a qual que “estabelece um entendimento entre as artes da pintura e da arquitetura”.

Carlota Jardim terminou em 2022 o Mestrado em Artes Plásticas na FBAUP. (Foto: DR)

Pela proximidade que manteve com a família Viana de Lima, Sérgio Fernandez, Professor Jubilado da FAUP, é um profundo conhecedor da Casa das Marinhas, edificado que considera “um ensinamento insubstituível” que muitos estudantes de arquitetura têm tido a oportunidade de visitar. “É uma joia que é necessário preservar, ação que tem sido cumprida pela Câmara Municipal Esposende”, afirmou.

Domingos Loureiro, Professor da FBAUP, aludiu por sua vez aos estudantes premiados nesta disciplina e realçou “o papel da atribuição destes Prémios como exemplo de qualidade dos autores e um momento de transformação na sua vida”.

Carlota Jardim e Gabriel Weber expressaram a sua satisfação pelo reconhecimento atribuído, agradecendo quer à Câmara Municipal e à Universidade do Porto, quer aos professores e aos familiares e amigos.

A sessão de entrega dos Prémios Viana do Lima incluiu a apresentação de um filme sobre o arquiteto Viana de Lima e um momento musical, protagonizado por Diogo Zão e Ernesto Clemente.

A cerimónia de atribuição dos Prémios decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. (Foto: DR)

Sobre os Prémios Viana de Lima

A atribuição dos Prémios Viana de Lima decorre de um protocolo estabelecido, em 2010, entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, e em vigor desde 2014.

De acordo com o estipulado, o Município de Esposende assegura a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e distingue, anualmente e por um período de 30 anos, os dois melhores estudantes dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes. Findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade da Câmara Municipal.

Os prémios, no valor unitário de 2.000 euros, constituem, assim, uma homenagem aos filhos de Viana de Lima, Sílvia e Alexandre, estudantes de arquitetura e de pintura, respetivamente.