Leandro González e Ana Sofia Ribeiro, estudantes da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto, respetivamente, foram distinguidos no passado dia 13 de maio com a edição 2022 dos Prémios Viana de Lima, atribuídos pela Câmara Municipal de Esposende aos dois melhores estudantes das escolas de artes da U.Porto no ano letivo 2020/2021 .

Os prémios, no valor unitário de 2000 euros, foram instituídos no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do Arquiteto Alfredo Evangelista Viana de Lima. O protocolo, formalizado em 2010, estabelece que o Município de Esposende assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e se compromete a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores estudantes  dos cursos de Arquitectura e de Belas Artes, sendo que findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade da Câmara Municipal.

Desde 2014 que o Município dá cumprimento ao protocolo, e em acordo com o estabelecido, os premiados desta nona edição ofereceram uma obra/trabalho da sua autoria para integrar o Fundo Viana de Lima. Ana Sofia Ribeiro entregou uma pintura alusiva à natureza. Já Leandro González ofereceu o trabalho “Maputo. O Interior de quarteirão. Aprender de uma apropriação informal”.

Apesar de ausente na cerimónia, por se encontrar ausente do país, Leandro González expressou, através de mensagem gravada, a satisfação por este galardão que o deixou “honrado e orgulhoso”, e, nos agradecimentos, nomeou a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, bem como todos quantos acompanharam o seu percurso académico.

Do mesmo modo, Ana Sofia Ribeiro manifestou o seu contentamento pela distinção, agradecendo a “homenagem”, e explicou que o seu trabalho versa, sobretudo, as alterações climáticas e a perspetiva da arte sobre esta temática.

A cerimónia de atribuição dos Prémios decorreu a 13 de maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. (Fotos: DR)

“Uma honrosa distinção e excelente incentivo”

A cerimónia da entrega dos prémios decorreu no passado dia 13 de maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, e contou com a presença do Vice-Reitor da Universidade do Porto, José Castro Lopes, do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, dos diretores da FAUP, João Pedro Xavier, e da FBAUP, Lúcia Matos, e, em representação da Ordem dos Arquitetos, da Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional Norte, Maria da Conceição Melo.

Na ocasião, o Vice-Reitor da U.Porto, José Castro Lopes, destacou que “os Prémios Viana de Lima são uma honrosa distinção e excelente incentivo”. Felicitou os premiados, assinalando que o seu “notável percurso notabilizou a Universidade do Porto, particularmente as Faculdades de Belas Artes do Porto e de Arquitetura.”

Na mesma linha, Lúcia Matos, Diretora da FBAUP, agradeceu à Câmara Municipal por manter vivo este prémio, que traduz o “reconhecimento, incentivo e apoio” aos estudantes de Belas Artes e Arquitetura.

O Diretor da FAUP, João Pedro Xavier, que recebeu o prémio de Arquitetura em representação de Leandro González, destacou o “estudante exemplar”, oriundo de Moçambique, que está a desempenhar funções profissionais da Escola Politécnica Federal de Lausane, na Suíça. Felicitou ainda os premiados e saudou o Município pela atribuição dos Prémios Viana de Lima.

Os Prémios Viana de Lima resultam de um protocolo estabelecido entre a Universidade e o Município de Esposende. (Foto: DR)

Já o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, referiu que esta distinção reconhece o “mérito e excelência dos percursos destes alunos”, a quem desejou sucesso para a vida profissional.

O autarca sublinhou ainda que os Prémios Viana de Lima traduzem a homenagem a este reconhecido arquiteto esposendense e contribuem para a valorização e divulgação do seu trabalho, que deixou marca na arquitetura do país.

A sessão de entrega dos Prémios Viana do Lima incluiu a apresentação de um filme sobre o arquiteto Viana de Lima e de um momento musical, protagonizado pelos professores da Escola de Música de Esposende Ernesto Clemente e Nuno Areia.