Cerimónia de entrega do Prémio Seiva 2017

A investigadora do Ipatimup / i3S Fátima Carneiro, o docente da FLUP Arnaldo Saraiva e o antigo estudante e docente da FBAUP Jorge Pinheiro foram os três galardoados com a edição deste ano do Prémio Seiva.

Atribuído pela companhia de teatro portuense Seiva Trupe, este prémio visa «distinguir bienalmente as individualidades que, através das suas obras ou das suas atividades, mais tenham contribuído para o progresso, dignificação e prestígio das Artes, das Letras e das Ciências do Porto».

Fátima Carneiro, investigadora do Ipatimup / i3S.

Fátima Carneiro foi distinguida com o prémio dedicado à Ciência, facto que confere um significado especial para a investigadora, não tanto a título individual, mas por distinguir uma atividade de investigação que é a de um grupo a que tem muito orgulho de pertencer. Autora e co-autora de mais de 300 artigos científicos e de 27 capítulos de livros, a sua atividade no Ipatimup / i3S centra-se na etiopatogénese e patologia molecular do cancro do estômago, no contexto esporádico e hereditário, com um interesse particular no Carcinoma Hereditário Difuso do Estômago.

Professora Catedrática em regime de dedicação exclusiva na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, diretora do Serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar de S. João e coordenadora da Rede Nacional de Bancos de Tecidos e Tumores, Fátima Carneiro já recebeu várias distinções ao longo da sua carreira.

Em 2012 foi agraciada, juntamente com a investigadora Raquel Seruca, com o Prémio Benjamin Castleman, atribuído pela Academia Internacional de Patologia, recebeu, em 2006, do Presidente da República a distinção «Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique» e consta da lista dos cem patologistas mais influentes do mundo, liderada pelo português Sobrinho Simões, distinguido também com um Prémio Seiva, numa edição anterior.

Arnaldo Saraiva, professor jubilado da FLUP e Professor Emérito da U.Porto.

Ao poeta, ensaísta e cronista Arnaldo Saraiva coube o Prémio Seiva da área das Letras. O Professor Emérito da Universidade do Porto desenvolveu toda a sua atividade académica na Faculdade de Letras da U.Porto, onde foi professor de Estudos Brasileiros e Africanos.

Autor de uma vasta obra, nomeadamente sobre Jorge de Sena, sobre a geração literária Orpheu e a literatura de folhetim, nos séculos XVIII e XIX, entre outras áreas, foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira, na Universidade da Califórnia, e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle).

O Professor Emérito da U.Porto possui também um vasto currículo de atividade cívica na cidade do Porto, enquanto membro da direção da Cooperativa Árvore e do Boavista Futebol Clube e colaborador da RTP e da RDP-Antena 1, assim como em várias publicações portuguesas e estrangeiras. Fundou o Centro de Estudos Pessoanos e codirigiu a revista Persona e o jornal O Boavista, do qual foi também fundador.

Por último, o Prémio Seiva 2017 para a área das Artes foi atribuído ao pintor Jorge Pinheiro, que em 1963 se licenciou em Pintura na Escola de Belas Artes do Porto (antecessora da atual Faculdade de Belas Artes) com a nota final de 20 valores. Foi aí que, juntamente com os seus colegas José Rodrigues, Ângelo de Sousa e Armando Alves, fundou em 1968, o coletivo artístico Os Quatro Vintes.

Jorge Pinheiro, pintor e licenciado em pintura pela FBAUP.

Esta distinção vem juntar-se a muitas outras de que foi alvo durante a sua carreira, como a medalha de prata “Cinquentenário da Morte de Amadeo de Sousa Cardoso” (1969), o “Certificat of the International Board for Young People” (1973), o Prémio da III Exposição de Gravura, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (1981), o Prémio “Gouvernement Princier de Monaco” (1989) e o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte (2003).

O pintor está representado, entre outras, nas coleções do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Calouste Gulbenkian, Serralves, Arte Moderna, em Sintra, Fundação Ilídio Pinho, Caixa Geral de Depósitos e Banco de Portugal.

Para a edição deste ano, o júri do Prémio Seiva foi composto pelo pintor Armando Alves, as catedráticas Maria de Sousa e Maria João Reynaud e pelo ator António Reis, em representação da Seiva Trupe, e a decisão ratificada por uma comissão composta pelos jornalistas Adriano Miranda (Sindicato dos Jornalistas), Amílcar Correia (Jornal Público), Sérgio Almeida (Jornal de Notícias) e Tiago Dias (Agência Lusa).