O projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão e o projeto do novo Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), da autoria, respetivamente, dos arquitetos Nuno Valentim e Nuno Brandão Costa, ambos professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), foram dois dos premiados na 15.ª edição dos Prémios CONSTRUIR, cuja cerimónia decorreu no passado dia 21 de novembro, no Parque Mayer, em Lisboa, 

O “novo” mercado do Bolhão foi distinguido nas categorias de “Melhor Projeto de Reabilitação” e de “Melhor Espaço de Comércio e Serviços”, na área de Imobiliário. O mercado centenário recebeu ainda uma terceira distinção, entregue à MC2E – Consultores de Engenharia, responsável pela ‘Fiscalização e Coordenação’ do mercado.

Nuno Valentim recebeu os prémios de “Melhor Projeto de Reabilitação” e de “Melhor Espaço de Comércio e Serviços” pelo projeto de reabilitação do Mercado de Bolhão. (Foto: DR)

O TIC valeu por sua vez a conquista do prémio de “Melhor Projeto Público” de Arquitetura a Nuno Brandão Costa.

O Porto foi de resto o grande protagonista da cerimónia de entrega dos Prémios CONSTRUIR 2022. Para além dos dois projetos assinados pelos docentes da FAUP, a Invicta foi ainda distinguida com o ‘Prémio Cidade’, galardão que reconhece o caminho que a cidade e a região têm feito em matéria de urbanismo, ordenamento do território, sustentabilidade ou habitação.

O Terminal Intermodal de Campanhã, de Nuno Brandão Costa, foi considerado o “Melhor Projeto Público” de Arquitetura pelos leitores do jornal CONSTRUIR. (Foto: DR)

Sobre os Prémios CONSTRUIR

Os Prémios CONSTRUIR celebram anualmente o esforço e talento de empresas e profissionais dos diversos sectores da Construção.

As nomeações são realizadas pela equipa do jornal CONSTRUIR, de acordo com critérios como o mérito, técnica, funcionalidade e inovação. Os vencedores resultam de uma votação realizada pelos leitores do jornal, seja na versão digital seja na edição impressa.