A Universidade do Porto “assina” cinco dos projetos de investigação distinguidos na 5ª edição dos Prémios Ciências do Desporto 2020, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Fundação Millennium BCP, com parceria da revista VISÃO.

Entre os trabalhos galardoados, destaca-se o projeto para o “Desenvolvimento de uma unidade de medida inercial de baixo custo para controlo e avaliação do treino de nadadores”, que valeu o primeiro prémio na categoria de Treino DesportivoPedro Morouço, antigo estudante de licenciatura e mestrado da Faculdade de Desporto (FADEUP). Na mesma categoria, foi atribuída uma menção honrosa ao trabalho “Prescrição e Controlo de Treino de Natação Pura Desportiva na Zona de Intensidade Limiar Anaeróbio”, que contou coma participação de Hugo Sarmento, também ele alumnus da FADEUP.

Já na categoria Psicologia e Pedagogia do Desporto, os docentes da FADEUP Isabel Mesquita e Cláudio Farias viram o trabalho “Impacto das pedagogias críticas na formação de treinadores com mente de qualidade” ser distinguido com uma menção honrosa. A mesma distinção que foi atribuída ao projeto “Diz-me o que fizeste e dir-te-ei o que farás”, da autoria de um grupo de investigadores do qual fazem parte Luís Cid, antigo estudante da FADEUP.

Menção Honrosa para projeto de futebol “a passo”

Finalmente, na categoria Medicina do Desporto, foi atribuída uma menção honrosa ao projeto SWEET-Football, liderado por uma equipa de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e onde está igualmente representada a FADEUP.

Coordenado pelo investigador do ISPUP, Romeu Mendes, e desenvolvido com o apoio do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Porto Oriental da Administração Regional de Saúde do Norte, o projeto SWEET-Football foi desenhado com o objetivo de, numa primeira fase, testar a aplicabilidade e a segurança de uma variante do futebol recreativo – o walking football – em pessoas de meia-idade e idosos com diabetes tipo 2.

“Três meses de implementação de um programa de walking football revelaram elevados níveis de adesão e divertimento nos participantes, e baixa incidência de eventos adversos agudos. Os benefícios na glicemia capilar e na pressão arterial, observados no final de cada treino, são indicadores muito promissores de possíveis efeitos a longo prazo”, adianta Romeu Mendes.

Para o investigador do ISPUP, a menção honrosa atribuída ao SWEET-Football, “vem reforçar a ideia de que podem existir soluções inovadoras para velhos problemas – a inatividade física é um fator de risco bem estabelecido nesta população. Este tipo de intervenções parece ter potencial para replicação em larga escala, podendo ser sustentável no controlo não farmacológico da diabetes tipo 2 com o envolvimento de clubes de futebol, autarquias e dos cuidados de saúde primários”, afirma.

Da equipa fazem também parte vários membros da FADEUP , incluindo André Seabra, docente da Faculdade, o antigo docente João Brito e os antigos estudantes Pedro Figueiredo e Júlio Costa, que volta a ser premiado depois de, em 2019, ter conquistado o galardão na categoria da Fisiologia e Biomecânica do Desporto.

Sobre os Prémios Ciências do Desporto

Atribuídos anualmente pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Fundação Millennium bcp, com a parceria da revista VISÃO, os Prémios Ciências do Desporto foram criados com o propósito de incentivar e distinguir a melhor investigação desenvolvida em Portugal na área das ciências do Desporto.

Nas palavras de José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, o principal objetivo dos Prémios Ciências do Desporto é “consolidar o crescimento ocorrido nos últimos dez anos, em Portugal, na investigação em Ciências do Desporto”. Só no ano passado, esta iniciativa reuniu mais de 60 trabalhos submetidos à análise do júri de especialistas de cada uma das áreas.

Ao primeiro classificado de cada uma das áreas é atribuído o valor de 5 mil euros, recebendo cada uma das menções honrosas mil euros, como incentivo à continuidade do trabalho de investigação.

Todos os trabalhos das várias edições dos Prémios Ciências do Desporto estão disponíveis para consulta no site do COP.