O pintor e antigo Professor Catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Eduardo Batarda, e o Atelier do Corvo, fundado pelos antigos estudantes da Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP), Carlos Antunes e Désirée Pedro, são os vencedores da edição deste ano dos Prémios AICA, atribuídos pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Millennium bcp.

Escolhidos por unanimidade, os vencedores dos Prémios AICA 2020 foram anunciados no passado dia 5 de fevereiro pelo júri presidido por Sandra Vieira Jürgens, crítica, editora e historiadora de arte, e constituído por Ana Anacleto, curadora do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), Bárbara Silva, arquiteta, curadora e docente universitária, e Pedro Baía, arquitecto, editor e crítico de arquitectura, e Luísa Soares de Oliveira, crítica de arte e docente universitária.

Entre a arquitetura e as artes plásticas

O Atelier do Corvo, fundado em 1996 por Carlos Antunes (Coimbra, 1969) e Désirée Pedro (Porto Amélia, Moçambique, 1970), é destacado pelo júri pela “sua prática singular no campo partilhado entre a arquitetura e as artes plásticas. Um campo onde, muitas vezes, procuram refletir e estruturar o pensamento sobre a noção de espaço e a sua relação com o indivíduo e com a experiência estética”.

Na ata pode ler-se que o percurso de Carlos Antunes e Désirée Pedro, marcado pela direção e programação artística no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, “reflete um questionamento constante em torno da cidade e do território, num confronto produtivo entre a arquitetura, as artes, a cultura e o património”.

É ainda referido que em 2020, num ano marcado pela pandemia, o Atelier do Corvo destacou-se pela sua “capacidade de resistência e urgência experimental”: a partir de Mirando do Corvo abriram as portas do seu atelier com o lançamento do projeto “Senso. Galeria efémera para dias de clausura”; e concluíram a obra das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus em Condeixa, com a remodelação e ampliação do edifício Bento Menni e a construção do novo edifício administrativo.

O pintor professor

Sobre Eduardo Batarda, o júri destacou a sua formação em Lisboa, na Escola Superior de Belas Artes e, em Londres, no Royal College of Arts, a que se seguiu uma “carreira notável de pintor uma atividade distinta de professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto”, onde lecionou entre 1976 (na ainda Escola Superior de Belas Artes do Porto) e 2008. Em 2007, recebeu o Grande Prémio EDP e, em 2019, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso.

Do extenso currículo de exposições do pintor em território nacional e internacional, o júri destacou a exposição “Great Moments. Eduardo Batarda nos Anos Setenta” realizada em 2020 na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva. A mostra “apresentava uma extensa série de obras com um domínio virtuoso da técnica que servia um discurso crítico, irónico, corrosivo, politicamente engajado, cruzando um conjunto de referentes oriundos tanto dos universos da cultura popular quanto da cultura erudita”, refere a ata do Prémio.

Recorde-se que Eduardo Batarda já tinha sido distinguido, no passado mês de novembro, com a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela Ministra da Cultura. Na ocasião, o Governo destacou o “artista incontornável no panorama das artes plásticas portuguesas da segunda metade do século XX e início do século XXI”, mas também o “incansável professor, tendo transmitido o seu conhecimento e influenciado várias gerações de alunos”.

Sobre os Prémios AICA

Os Prémios AICA de Artes Visuais e Arquitectura, no valor de dez mil euros cada, distinguem anualmente a “duas personalidades das respetivas áreas, cujo percurso profissional seja considerado relevante pela crítica e cujo trabalho tenha estado particularmente em foco, no ano a que o prémio diz respeito”. Atribuídos desde 1981, têm contado com o apoio da área governativa da Cultura.

Em edições anteriores, foram distinguidos vários docentes e antigos estudantes da FAUP e FBAUP. A lista completa pode ser consultada no site da AICA.