Carlos Granadeiro é licenciado em Química pela FCUP. (Foto: DR)

Carlos Granadeiro, licenciado em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), localizado nas instalações do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, é o vencedor da edição de 2018 do Prémio Ramôa Ribeiro.

O galardão é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e visa distinguir um investigador jovem que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído significativamente para o avanço da catálise e materiais porosos. O júri que presidiu ao Prémio Ramôa Ribeiro 2018 decidiu, por unanimidade, atribuir a distinção a Carlos Granadeiro.

A escolha do investigador portuense teve por base o trabalho de investigação que este vem desenvolvendo na área da catálise e o seu impacto na comunidade científica, bem como a difusão de metodologias de trabalho.

A entrega do prémio decorrerá na Sessão Ramôa Ribeiro, integrada no XXVI Congresso Ibero-Americano de Catálise, a realizar na Universidade de Coimbra, entre os dias 9 e 14 de setembro de 2018.

Sobre Carlos Granadeiro

Licenciado em Química pela FCUP em 2004, Carlos Granadeiro, de 37 anos, é doutorado em Química pela Universidade de Aveiro (2010). Desde setembro de 2011, é Investigador de Pós-Doutoramento e realiza investigação na preparação e caraterização de nanocompósitos multifuncionais com base em matrizes porosas. Entre as diversas áreas de aplicação, destaca-se a utilização dos materiais como catalisadores heterogéneos em reações de oxidação e no desenvolvimento de sistemas de dessulfurização sustentáveis de combustíveis.

O seu trabalho tem sido desenvolvido em colaboração com vários grupos de investigação nacional e internacional de renome na área de Instituições académicas e empresariais, incluindo-se a Galp Energia.  É autor de mais de 30 publicações científicas em revistas internacionais indexadas ao sistema ISI, sendo autor correspondente em algumas destas, com 1300 citações e com dezenas de comunicações em congressos científicos.