Filipe Neves dos Santos é o coordenador do projeto AGROB V16.

O projeto AGROB V16, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, ganhou uma menção honrosa na categoria “Sustentabilidade/Responsabilidade Social”, atribuída pela revista Exame Informática.

Os prémios designados “O Melhor do Portugal Tecnológico” distinguem pessoas e empresas na área da ciência e da tecnologia e, neste caso, destacou o caráter de inovação e pioneirismo que caracterizam um dispositivo com «elevado potencial».

Segundo Filipe Neves dos Santos, coordenador do projeto, “este prémio é em grande medida do resultado da aposta do meu centro (CRIIS) e da estrutura forte do INESC TEC”. No fundo, e além do Coordenador do CRIIS, António Paulo Moreira, e dos elementos do Conselho de Administração do INESC TEC, Filipe Neves dos Santos agradece ao INESC TEC “por ter acreditado que era possível criar uma linha de investigação ligada à agricultura com robôs”.

O robô AGROB V16 foi distinguido nos prémios “O Melhor do Portugal Tecnológico”.

A plataforma AGROB V16 está a ser desenvolvida de forma modular e, num futuro próximo, para além de tarefas de medição da variabilidade, sensorização, monitorização, poderá servir para testar tecnologias de atuação, tais como tecnologias de taxa variável (como por exemplo, pulverização de precisão) e/ou manipuladores robóticos para operações de poda e de colheita.

Os prémios foram entregues em Lisboa no dia 16 de maio. Existem há uma década e são compostos por nove categorias, designadamente Marca Nacional, Marca Internacional, Produto do ano, Fabricante de computadores, Sustentabilidade/Responsabilidade Social, Software, Internet e Inovação. Apenas uma, “Personalidade”, não é decidida pela equipa editorial da Exame Informática, mas sim por um júri convidado e presidido pelo professor José Tribolet, presidente do INESC.