Claude Cohen-Tannoudji

Claude Cohen-Tannoudji, Prémio Nobel da Física de 1997, vai estar na FCUP a 20 de outubro.

Um Prémio Nobel, uma reunião de antigos e atuais professores e um encontro de antigos alunos são os ingredientes das comemorações dos 50 anos da Licenciatura em Física que o Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) organiza nos dias 20, 24 e 25 de outubro.

O Prémio Nobel da Física de 1997, Claude Cohen-Tannoudji, irá dar início às comemorações com a palestra “Light: a Tool for Manipulating Atoms”, que irá decorrer às 14h30 do dia 20 de outubro, no Auditório Prof. Ferreira da Silva da FCUP. A entrada é livre para todos os interessados.

O físico francês foi reconhecido com o Prémio Nobel, em parceria com Steven Chu e William Daniel Phillips, pelos seus trabalhos no âmbito do desenvolvimento de técnicas para o arrefecimento de átomos por laser. Cohen-Tannoudji é também conhecido pela sua monumental obra Quantum Mechanics, em dois volumes e com 1554 páginas, redigida em colaboração com os professores Bernard Diu e Franck Laloé. Esta obra é ainda hoje referência mundial no ensino universitário de Mecânica Quântica.

Física_FCUP

Antigos e atuais professores e estudantes estarão presentes nas comemorações dos 50 anos da Licenciatura em Física.

No dia 24 de outubro, às 14h30, o Anfiteatro Prof. João Bessa recebe um conjunto de professores que ao longo dos últimos anos desempenharam um papel central na vida do Departamento de Física e Astronomia da FCUP. Com o tema “Passado, presente e futuro – Histórias da licenciatura em Física contadas por antigos e atuais professores”, visa compartilhar reminiscências, trocar impressões e discutir sobre o passado e perspectivar o futuro da Física e da Astronomia na Universidade do Porto.

No dia seguinte, 25 de outubro, o mesmo Anfiteatro Prof. João Bessa será palco, às 10h30, do “Encontro de antigos alunos”, com um painel de discussão com 5 estudantes das 5 décadas da licenciatura em Física. O momento será especialmente dedicado à participação dos antigos e atuais estudantes, visando dar uma visão alargada do impacto social e cultural da Licenciatura em Física. O encontro é precedido de um almoço de confraternização, pelas 12h30, cuja participação é condicionada à inscrição prévia, até 20 de outubro, através do email [email protected].

Foi em 1964 que a Universidade do Porto criou, na Faculdade de Ciências, uma licenciatura autónoma em Física, adequada a uma formação aprofundada e atualizada num domínio científico da maior relevância para entendermos o funcionamento do Universo.