Os projetos de reabilitação do Mercado do Bolhão, da autoria do arquiteto Nuno Valentim, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e do Cinema Batalha — reaberto a 9 de dezembro de 2022 como Batalha Centro de Cinema —, dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, professores eméritos da FAUP, foram galardoados, respetivamente, nas categorias de melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto (Mercado do Bolhão), e melhor intervenção com impacto social (Cinema Batalha), do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023.

Nesta edição do Prémio foram distinguidos nove projetos em dez categorias distintas, num total de 67 projetos a concurso, de norte a sul do país, incluindo ilhas (Madeira). A cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023 decorreu no dia 30 de maio, em Lisboa.

Da autoria do professor e arquiteto Nuno Valentim, o projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão, constitui um caso paradigmático de intervenção, restauro e conservação do património edificado, introduzindo novas demandas contemporâneas de acessibilidade, conforto e transparência na relação com a estrutura urbana envolvente. Recorde-se que o edifício e o mercado do Bolhão foi originalmente projetado em 1914-1917 pelo arquiteto António Correia da Silva.

O Mercado do Bolhão foi anteriormente distinguido com o prémio da melhor ‘Reabilitação Urbana/Comércio, Serviços e Escritórios’ do Salão Imobiliário Portugal e Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços pelos Prémios Construir 2022. Encontra-se nomeado ao Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2023 e ao EUPrize (AADIPA), ambos em Barcelona.

O projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão, de Nuno Valentim, venceu três dos dez prémios em competição. (Foto: Porto.)

Já o projeto de reabilitação do edifício que agora acolhe o Batalha Centro de Cinema, liderado pelos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, professores Eméritos da U.Porto, representa um caso paradigmático de intervenção no património, articulando de forma exemplar a reposição das condições originais com a criação de valências que respondam às necessidades contemporâneas.

Monumento de Interesse Público desde 2012, o Cinema Batalha, inaugurado em 1947, foi projetado pelo arquiteto Artur Andrade.

Sobre o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é um evento organizado pela Vida Imobiliária e Promevi. Já na sua 11.ª edição, o Prémio procura distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.

Os vencedores da 11.ª edição deste prémio foram eleitos por um júri composto pela professora e economista Ana Paula Delgado, os engenheiros Manuel Reis Campos e Raimundo Mendes da Silva, e os arquitetos Carlos Prata, professor Jubilado da FAUP, e José Manuel Pedreirinho. Na categoria Melhor solução de Sustentabilidade, o júri contou com o apoio técnico da Adene – Agência para a Energia e da Savills.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.