Rir é o melhor remédio, já diz o provérbio. E diz também a reportagem que valeu a Maria Pimentel, recém-licenciada em Ciências da Comunicação – vertente Jornalismo pela Universidade do Porto, a conquista do prémio “Universitário Revelação”, atribuído no âmbito da 4.ª edição dos prémios Jornalismo em Saúde, promovidos pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e pelo Clube de Jornalistas.

Publicado em abril de 2019, no JornalismoPortoNet (JPN), o trabalho agora distinguido com 1000 euros propõe uma viagem sonora ao universo da Terapia do Riso, técnica importada da Índia e que procura evidenciar os benefícios do riso para a saúde física e mental.

Alegra-me o facto de ser este o tema premiado, e de dar visibilidade a uma técnica que continua a ser um tabu em Portugal. Chegou a hora de soltarmos esses preconceitos e encararmos o riso como uma ferramenta que todos temos ao nosso alcance”, destaca Maria Pimentel, que desenvolveu a reportagem no âmbito da unidade curricular de Atelier Integrado de Jornalismo, lecionada no último ano do curso.

Para dar som a “Muito riso, muito siso”, a agora antiga estudante da U.Porto participou nas sessões de terapia dinamizadas pelo Projeto Rir Agora, iniciativa que atua em prisões, escolas, lares e empresas. O objetivo passa por “fingir até atingir“, através de dinâmicas sensoriais que incluem música, dança, jogos, exercícios de respiração e convívio.

Mas o que “ganhamos”, afinal, quando nos rimos? “Na verdade, rir ativa mais de 400 músculos no nosso corpo, reforça o sistema imunitário, melhora a circulação sanguínea, diminui a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas, estimula o sentido de humor, promove a tolerância, melhora a autoconfiança… e a lista continua por aí fora”, finaliza Maria Pimentel. Mas não sem antes deixar uma dica para estes tempos de isolamento social: “Em casa, riam e sorriam por tudo e por nada porque é o melhor antidepressivo natural e sem contraindicações”.

Maria Pimentel concluiu a licenciatura em Ciências da Comunicação em 2019, ano em que desenvolveu a reportagem premiada. (Foto: DR)

16 mil euros em prémios

Lançado em 2016 pela APIFARME e pelo Clube dos Jornalistas, o Prémio “Jornalismo em Saúde” distingue anualmente os melhores trabalhos jornalísticos na área saúde publicados em Portugal, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital.

Para além dos prémios – no valor de 2500 euros – ao vencedor das quatro categorias, é ainda atribuído um prémio especial de 5 mil euros ao autor do melhor trabalho a concurso.

A estes prémios acresce então o “Universitário Revelação”, destinado aos melhores trabalhos desenvolvidos em contexto académico, assinados por recém-licenciados em Comunicação Social e Jornalismo.