Rafael Rocha é estudante do segundo ano do Mestrado Integrado em Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS) . Adepto da “qualidade do ensino e da investigação” desenvolvidos na Universidade, é também um dos vencedores da edição 2013 dos Prémios Incentivo, depois de ter concluído o primeiro ano do curso com uma média de 17.640 valores.

Para Rafael Rocha, este Prémio representa a "plena valorização do seu esforço e dedicação no primeiro ano de estudos na universidade".

Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

Este primeiro ano na Universidade do Porto representou um ano de grande mudança, de adaptação, de novos desafios e novas conquistas, novas amizades. Penso poder dizer que o balanço que faço é muito positivo e de certo se traduz numa excelente motivação para continuar esta jornada na U. Porto.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

Da qualidade do ensino e da investigação. Da posição de destaque da Universidade do Porto no Ensino Superior em Portugal. Do ambiente de convívio entre os estudantes. Da oferta alargada de programas de mobilidade e da cooperação com várias universidades europeias e do resto do mundo.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

Falta de grande projecção internacional (exceptuando em algumas áreas).

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Talvez maior colaboração com universidades estrangeiras de topo, quer nos programas de mobilidade, quer em projectos de investigação.

Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Que continue o caminho exemplar que tem vindo a percorrer nos últimos 102 anos, com a sua intensa actividade de busca e partilha do conhecimento. Que saiba abraçar o constante progresso e os avanços do século XXI. Que seja capaz de se adaptar (e até prosperar) face à corrente situação económica e social do país. E que o futuro proporcione sempre uma oportunidade de melhoria e inovação.

Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

Para os alunos que recebem este prémio, ele representará, certamente, um enriquecimento no seu currículo, bem como a plena valorização do seu esforço e dedicação no primeiro ano de estudos na universidade. Para a Universidade, uma forma de se afirmar como prezadora e incentivadora da excelência dos seus alunos.

NOTA: ATÉ 15 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOS PRÉMIOS INCENTIVO 2013 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.