Galardão vai ser entregue a 22 de março, durante as celebrações do Dia da Universidade 2017. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Como vem sendo tradição, a Universidade do Porto vai aproveitar a comemoração do Dia da Universidade (22 de março) para distinguir e celebrar os membros da instituição que mais se destacaram durante o último ano. É nesse perfil que se enquadram os 22 vencedores da edição deste ano dos Prémios Incentivo, iniciativa que, pelo oitavo ano consecutivo, vai distinguir os melhores estudantes do 1.º ano de cada faculdade da U.Porto.

No valor de 999 euros (equivalente à propina anual), o Prémio Incentivo 2017 destina-se aos estudantes que, no ano letivo 2015/2016, completaram o 1.º ano com a melhor média nas 14 faculdades da U.Porto (as faculdades com mais de 1500 estudantes inscritos distinguem dois ou mais estudantes). Procura-se deste modo promover e incentivar a excelência entre os estudantes desde o seu primeiro ano de matrícula na Universidade.

Entre os estudantes que vão ser premiados este ano, Nuno Arala Santos, do 1.º Ciclo (Licenciatura) em Matemática da Faculdade de Ciências (FCUP), é aquele que regista a média mais alta –  19,38 em 20 valores – no primeiro ano do curso. Segue-se Francisco Andrade, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia (FEUP), que encerrou o sue ano de estreia na U.Porto com uma classificação final de 19,28 valores.

O “top 3” fica completo com os nomes de Daniel Marques (1.º Ciclo em Economia da Faculdade de Economia) e Xavier Fontes (MI em Engenharia Informática e Computação da FEUP), ambos com média de 19 valores e que, à semelhança dos restantes premiados, verão reconhecidos pela U.Porto a qualidade e o empenho demonstrados ao longo do primeiro ano de faculdade.

A lista de premiados inclui ainda os nomes de Duarte Martins (1.º Ciclo em Ciências do Desporto / FADEUP), Maria Miguel Trindade (MI em Arquitetura / FAUP), Miguel Jorge Teodoro (1º Ciclo em Artes Plásticas / FBAUP),  Pedro Camisão Cunha (1º Ciclo em Ciências da Nutrição / FCNAUP), Carolina Ribeiro (1º ciclo em Bioquímica / FCUP), Vânia Sampaio (1º ciclo em Criminologia / FDUP),  Carlotta Lehmann (1.º ciclo em Economia / FEP), João Damas e André Cruz (MI em Engenharia Informática e Computação / FEUP), Sónia Guerra (MI em Ciências Farmacêuticas / FFUP), Carlos Sousa e Silva (1.º ciclo em Línguas, Literaturas e Culturas / FLUP), Jéssica Silva (1.º ciclo em História da Arte / FLUP), Tiago Borges (MI em Medicina Dentária / FMDUP), João Silva e Raquel Santos (MI em Medicina / FMUP), Regina Abreu (MI em Psicologia / FPCEUP), Alexandrina Campos e Miguel Ferreira (MI em Medicina / ICBAS).

Os Prémios Incentivo 2017 vão ser entregues no dia 22 de março, no Salão Nobre da Reitoria, durante a Sessão Solene comemorativa do 106.º aniversário da U.Porto.