Galardão tem como objetivo reconhecer e distinguir a excelência da prática pedagógica na U.Porto. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

Já são conhecidos os três projetos finalistas à edição 2016/2017 do Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto, uma iniciativa que visa reconhecer e distinguir professores/equipas pedagógicas da U.Porto que aplicaram modelos educativos de excelência durante o último ano letivo.

Entre os três projetos eleitos pelo Júri de um total de oito candidaturas incluem-se os “Seminários de Microbiologia Alimentar”, da autoria de Patricia Antunes, professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e a proposta de “Ensino de Fisiopatologia Médica com Recurso a Casos Clínicos e Plataforma Interativa de Inquérito à audiência – Uma metodologia de aprendizagem ativa com recursos a Novas Tecnologias Educativas” , dinamizada na Faculdade de Medicina (FMUP) pelos docentes Roberto Roncon-Albuquerque, João Sérgio Neves, Pedro Gonçalves Teixeira e Adelino Leite-Moreira. O leque de finalistas completa-se com “Da Formação à Profissão: Reflexões acerca do ‘como’ se pode ensinar a ser professor”, um projeto de Paula Queirós, professora da Faculdade de Desporto (FADEUP).

Os professores selecionados vão ter agora a oportunidade de apresentar e defender as suas práticas e experiências educativas numa apresentação pública a ter lugar no próximo dia 13 de março, às 15h00, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

Nesta sessão aberta a toda a comunidade académica, cada finalista terá 20 minutos para apresentar os seus projetos. No final das três intervenções, Júri selecionará o vencedor do Prémio Excelência Pedagógica da U.Porto da edição 2017 e as duas Menções Honrosas.

Criada em 2012, o Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto pretende reconhecer e distinguir a excelência da prática pedagógica na U.Porto. O galardão tem um valor pecuniário de 1.500 euros – serão ainda atribuídas duas menções honrosas no valor de 500 euros cada – e será entregue a 22 de março, durante a cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto.