O projeto “Contu Mil Sonhos”, fundado por um grupo de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e vocacionado para o acompanhamento e inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos sociais desfavoráveis, é o vencedor da edição deste ano do Prémio “Dia do Voluntariado na Universidade do Porto”, entregue este sábado no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado.

O projeto premiado – com 1000 euros, patrocinados pela Fundação Amadeu Dias (FAD) – nasceu em fevereiro de 2017 no seio da associação sem fins lucrativos “Gesto e Palavra – Associação de promoção social”, a partir da iniciativa de nove estudantes da FEP e um missionário da Verbum Dei.

Atualmente, o projeto “Contu Mil Sonhos” mobiliza cerca de trinta jovens voluntários – a maioria dos quais atuais ou antigos estudantes da U.Porto – na organização de um campo de férias para crianças e jovens provenientes de situações familiares complicadas e de famílias carenciadas do bairro de Contumil.

De acordo com os responsáveis do projeto, o objetivo deste passa por “levar educação e esperança às crianças de Contumil que poucas oportunidades têm de sair do bairro e de ambicionar mais, e alargar os seus horizontes”. Para tal, “o projeto é totalmente dinamizado pelos jovens que nele estão inseridos, estando tudo a seu cargo e dependente do seu empreendedorismo e proatividade”.

Para além de “Contu Mil Sonhos”, a edição deste ano do Prémio Dia do Voluntariado na U.Porto distinguiu – com um segundo prémio, no valor de 500 euros  – o projeto ABRAÇO AMIGO, dinamizado pelo GASPORTO – Grupo de Ação Social do Porto e orientado para a intervenção com pessoas idosas que se encontram em situação de isolamento e solidão na cidade do Porto.

Já o Núcleo de Ação Social (NASA) da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da U.Porto (AEFFUP) conquistou uma menção honrosa pelo trabalho que vem desenvolvendo desde 2009, em áreas como o apoio aos idosos , o apoio escolar e o apoio a sem-abrigo da cidade do Porto.

O projeto ABRAÇO AMIGO levou para casa o segundo prémio deste ano. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Celebrar o voluntariado inclusivo

A entrega do prémio foi então o ponto alto do Dia do Voluntariado na Universidade do Porto 2021, evento que reuniu no Círculo Universitário do Porto cerca de 60 estudantes, docentes e representantes de instituições e entidades ligadas ao voluntariado.

Tendo como tema principal o voluntariado inclusivo, o programa do evento incluiu vários momentos de debate e reflexão sobre as políticas e boas práticas implementadas no domínio da inclusão. Da parte da tarde, houve ainda espaço para demonstrações de Boccia, Taichi e um percurso com obstáculos em cadeira de rodas.

Ao longo de todo o dia, os participantes puderam também visitar a exposição “O voluntariado como expressão de cidadania”, composta por posters alusivos ao trabalho de voluntariado de várias associações ligadas à U.Porto.