A estudante Rute Pereira e o antigo estudante João Puig, ambos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), conquistaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente, do Prémio de Arte Edifício dos Leões’21, uma iniciativa do banco Santander que tem como finalidade promover e apoiar a produção e a inovação artística.

Atualmente a frequentar o 4º ano da Licenciatura em Artes Plásticas – Ramo Pintura na FBAUP, com especialização na técnica de pintura a óleo, Rute Pereira, 21 anos, foi distinguida pela obra Las Meninas, after Velázquez, uma pintura que parte de uma interpretação pessoal da famosa e enigmática obra de Velázquez.

Com um percurso artístico no qual tem procurado explorar a relação entre o individuo e o espaço, bem como a natureza humana, a partir da pintura, mas também em áreas como a fotografia, o desenho e a escultura, a jovem artista assume, em Las Meninas, after Velázquez, a figura de Velázquez como um protagonista disfarçado na sua própria obra. O artista parece servir-se da família real que o acompanha em cena e do próprio ambiente nobre, para afirmar a sua posição a nível social e artístico, enquanto artista de sucesso e estatuto elevado.

Partindo dessa perspetiva, Rute Pereira serviu-se da sua própria figura e de um espaço que é mais íntimo e, de certo modo, mais precário, tendo como objetivo “exibir um caráter reflexivo acerca da identidade e papel do artista na realidade atual”.

Já João Puig, 28 anos, e mestre em Pintura pela FBAUP, viu reconhecida a obra MA-TU-RI-DA-DE, uma alegoria ao processo de desenvolvimento humano sob a aparência da imaturidade musical de uma criança. Para tal, o pintor natural de Viana do Castelo procura “representar o subconsciente sob movimentos corporais dinâmicos em monocromático em contraste com uma figura real”.

O primeiro prémio foi atribuído à artista Francisca Aires Mateus, com a obra “Música Humana”, uma instalação sonora que apresenta 24 composições musicais realizadas a partir das características emocionais e dos traços de personalidade de várias pessoas.

5 mil euros em prémios e uma exposição

No total, esta primeira edição do Prémio de Arte Edifício dos Leões contou com 50 obras candidatas nas áreas de artes plásticas, design e cinema, todas elas subordinadas ao tema “A Representação Humana”.

A escolha dos vencedores foi feita com base em critérios de originalidade e inovação, qualidade técnica da obra, qualidade criativa, ligação à realidade e atualidade nacional / internacional e impacto do trabalho na sociedade e na opinião pública.

Para além do prémio monetário (3 mil euros para o 1.º classificado e 1.000 euros para o 2.º e 3.º classificados), os projetos distinguidos estarão patentes no Edifício dos Leões em Lisboa, integrando a exposição de Retratos “Em Boa Memória”, que abrirá ao público a partir de 18 de dezembro 2021.