São estudantes da Universidade do Porto e destacaram-se, ao longo do último ano, na participação em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa. É esse o perfil dos candidatos à 10.ª edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto. As candidaturas decorrem até 19 de fevereiro de 2023.

À semelhança das edições anteriores, o Prémio de Cidadania Ativa 2023 vai distinguir os estudantes que se diferenciem positivamente no campo da cidadania, reconhecendo os melhores projetos e ações desenvolvidos no ano letivo 2021/2022, em cinco vertentes: Humanitária/Solidária; Empreendedorismo; Pedagógica; Desporto, Saúde e Bem-estar; e Defesa do Ambiente.

Os estudantes premiados em cada uma das categorias receberão um diploma comprovativo da atribuição do prémio, a menção do mesmo no suplemento ao diploma académico e um prémio pecuniário no valor de de mil euros.

O prémio será entregue na sessão solene do Dia da Universidade 2023 (22 de março).

Lançado pela primeira vez em 2014, o Prémio Cidadania Ativa distinguiu 37 estudantes nas nove edições já realizadas. Recorde os vendedores de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022.

Ana Zão, Catarina Moreira e Sandra Duarte Cardoso  foram as vencedoras da edição 2022 do Prémio Cidadania Ativa. (Foto: DR)

Como fazer a candidatura?

As candidaturas ao Prémio de Cidadania Ativa devem ser apresentadas por um membro da comunidade académica (estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários não docentes) que não o próprio nomeado, sendo que numa mesma candidatura o candidato só pode ser proposto numa única categoria.

São elegíveis os estudantes de todos os ciclos de estudos da U.Porto ou antigos estudantes que tenham frequentado a Universidade no ano letivo 2021/2022.

Os interessados devem preencher o respetivo formulário de candidatura – com a identificação do candidato, categoria a que concorre e fundamentação detalhada da proposta de candidatura – e enviá-lo para o e-mail [email protected]., até 19 de fevereiro de 2023.

As candidaturas serão depois analisadas com base na relevância, importância e sustentabilidade do projeto e/ou ações desenvolvidas por cada um dos estudantes nomeados.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].