Composição do Conselho Geral para o próximo mandato de quatro anos será definido no dia 1 de junho de 2017.

É já no próximo dia 28 de abril que termina o prazo para apresentação de listas candidatas à eleição dos 12 representantes dos docentes e dos investigadores e o representante dos não docentes e não investigadores que irão fazer parte do Conselho Geral da Universidade do Porto.

A eleição que determinará grande parte da composição para o próximo mandato de quatro anos daquele que é um dos mais importantes órgãos de governo da Universidade – responsável, por exemplo, por eleger o Reitor – irá realizar-se no dia 1 de junho de 2017.

As candidaturas para ambas as eleições devem ser submetidas até às 23h59 de sexta-feira, 28 de abril, seguindo as normas estabelecidas pelo Regulamento Para a Eleição e Cooptação dos Membros do Conselho Geral da U.Porto e o modelo de apresentação de candidaturas estabelecido pelas respetivas Comissões Eleitorais.

Estes e outros documentos pertinentes para o processo eleitoral estão disponíveis para consulta na página criada para o efeito no SIGARRA da U.Porto. Nesta página será também colocada toda a informação relevante para conhecimento do processo eleitoral, bem como os resultados que forem sendo obtidos.

O Conselho Geral da Universidade do Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.

Para além de eleger o Reitor, o Conselho Geral tem entre as suas competências a fixação do valor das propinas, a aprovação das linhas gerais de orientação da Universidade no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial, dos planos estratégicos de médio prazo da Universidade e suas unidades orgânicas e do plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor, entre outras.