A UC de "Bioatividade de Matrizes Naturais" da FFUP incide nos estudo de da composição química e atividade biológica de vários produtos naturais enquanto potenciais fontes de novos fármacos (Foto: FFUP)

A UC premiada incide no estudo da composição química e atividade biológica de vários produtos naturais enquanto potenciais fontes de novos fármacos. (Foto: FFUP)

A prática pedagógica inovadora da Unidade Curricular de “Bioatividade de Matrizes Naturais”, lecionada no 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi distinguida com o prémio de melhor apresentação em poster no encontro anual da European Association for Practitioner Research on Improving Learning (EAPRIL).

O encontro, realizado no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) entre os dias 22 e 25 de novembro, premiou a qualidade e os resultados do ensino orientados para a aquisição de competências, conseguidos através da inclusão de investigação no processo de ensino.

David Pereira, FFUP

Prémio foi entregue a David Pereira, um dos docentes responsáveis pela UC de “Bioatividade de Matrizes Naturais” (Foto: FFUP)

A UC optativa de “Bioatividade de Matrizes Naturais” incide no estudo da composição química e atividade biológica de vários produtos naturais, enquanto potenciais fontes de novos fármacos, e visa contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação nos estudantes, através da execução de um projeto de investigação na área dos produtos naturais. Estes projetos têm a duração de um semestre e são apresentados sob a forma de painel no Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP).

A equipa pedagógica da Unidade Curricular ministrada pela FFUP é constituída pelos docentes Paula Andrade, regente da UC, Patrícia Valentão e David Pereira.