O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto recebeu, no passado dia 14 de janeioro, a sessão de apresentação do livro ‘Portuguesas: uma homenagem em 150 retratos’, da autoria de Veríssimo Dias.

Nesta obra, o autor apresenta um conjunto de retratos de mulheres notáveis, figuras públicas e outras mais afastadas dos focos mediáticos, mas todas elas referências nos seus respetivos campos de atuação. No leque de homenageadas incluem-se as atletas Rosa Mota ou Telma Monteiro, as académicas Irene Flunser Pimentel e Maria Manuel Mota, as artistas Ana Bacalhau, Eunice Muñoz ou Isabel Silvestre, entre muitas outras mulheres que “representam uma personificação do elogio à igualdade de género e o papel essencial na construção coletiva de Portugal”.

O evento contou com intervenções de Fátima Vieira, de Cristina Robalo Cordeiro, de João Zúquete, e do autor.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.