painéis solares_300x200O INESC TEC vai assinar esta terça-feira, 26 de julho, pelas 15h00, no edifício sede, dois protocolos na área da energia com dois institutos de Marrocos. O objetivo passa por transferir conhecimento quer em atividades de I&D nos domínios das energias renováveis quer na formação avançada.

Os protocolos vão ser assinados com o Instituto de Investigação em Energia Solar e Energias Renováveis (IRESEN) e com a Escola Nacional de Ciências Aplicadas (ENSAK) da Universidade Ibn Tofaïl – Kénitra, em Rabat.

“A assinatura destes protocolos na área da energia faz ainda mais sentido depois do Ministério da Economia português ter assinado com o Ministério da Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos um acordo para a realização de estudos de uma interligação elétrica entre os dois países que permita exportar e importar eletricidade através de um cabo submarino que vai ligar os dois países”, afirma José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.

A parceria estabelecida entre o INESC TEC e o IRESEN, pertencente ao Ministério da Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos, tem o propósito de integrar energias renováveis nos sistemas elétricos. O know-how que o INESC TEC pretende partilhar com o IRESEN vai procurar dotar Marrocos de competências na integração nas redes de tecnologias de geração renovável, nomeadamente solar, aproveitando a experiência do green energy park operado por esta instituição marroquina.

O protocolo entre o INESC TEC e a ENSAK tem como objetivo a formação avançada. As duas instituições já colaboram num projeto em Marrocos, o SECRETS (Sustainable Energy Clusters Realised Through Smart grids), na área das smart grids, onde o INESC TEC vai instalar o mais moderno laboratório de smart grids em África. A universidade marroquina pretende agora ampliar a colaboração reforçando a formação em trabalhos de investigação ao nível de doutoramento.

A assinatura dos protocolos vai ser feita por José Manuel Mendonça, presidente do CA do INESC TEC, Badr Ikken, presidente do Conselho Executivo (IRESEN) e Azeddine El Midaoui, Reitor da Universidade Ibn Tofaïl – Kénitra.

Vão estar também presentes na assinatura dos dois protocolos o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e o Ministro do Ensino Superior, Investigação Científica e Formação de Quadros, M. Lahcen Dauodi, dando testemunho do interesse dos dois países em cooperar em áreas científicas de elevada importância para ambos.