O Porto4Ageing, o Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável coordenado e promovido pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto, viu aprovada a participação em três projetos comunitários no âmbito do 2016 Pilot Twinning Support Scheme of the European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing.

Este programa de financiamento destina-se a promover a cooperação entre Sítios de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável, de forma a estes trocarem boas práticas e incrementarem-nas noutras regiões a nível europeu. Recorde-se que a Área Metropolitana do Porto foi, em dezembro de 2016, distinguida como um destes Sítios de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável, graças ao trabalho desenvolvido pelo Porto4Ageeing.

O primeiro dos três projetos agora financiados é uma aplicação para telemóvel para rastreio de fragilidade, que permitirá avaliar o estado de fragilidade de indivíduos na comunidade. Desenvolvido em colaboração com o Sítio de Referência Lazio Regional Health Service de Roma, de Itália, o projeto que envolve a adaptação da aplicação informática à realidade portuguesa.

O segundo projeto financiado tem por título Academia do Bem Envelhecer, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Sítio de Referência Gérontopôle Autonomie Longévité des Pays de la Loire (Nantes, França), que prevê a criação de uma plataforma online semelhante à plataforma existente em França (www.academie-bienvieillir.fr) e à plataforma Europeia (www.aloha-academy.eu). Esta academia pretende informar e formar idosos e prestadores de cuidados nas áreas da vacinação, hábitos de vida saudáveis e uso adequado dos antibióticos.

O terceiro e último projeto agora financiado é um programa para rastreio rápido de alterações cognitivas no idoso na comunidade através de uma aplicação informática, a ser desenvolvida pelos sítios Republic of Ireland Regional Network (Irlanda), Campania (Itália) e Catalonia (Espanha).

De notar que o Porto4Ageing foi criado com o objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando os diversos atores regionais que trabalham e que têm interesse nesta área, contando já com mais de 90 instituições parceiras de quatro distintos perfis: universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria.