O britânico Tony Hoare, vencedor de um Turing Award – o “Prémio Nobel da Computação” -, será um dos oradores convidados. Foto: DR

Chama-se “Congresso Mundial dos Métodos Formais”, realiza-se apenas de dez em dez anos e, a partir do próximo dia 7 de outubro, vai reunir no Porto mais de 500 especialistas de todo o mundo na área da informática. O evento é coorganizado pelo INESC TEC, em parceria com a Universidade do Minho e a Formal Methods Europe, associação mundial que reúne investigadores e profissionais no domínios dos métodos formais.

Durante cinco dias (até 11 de outubro), investigadores, académicos e profissionais da indústria tecnológica com atividade na área da informática, e em concreto no tópico de Métodos Formais, terão assim a oportunidade de debater a qualidade e fiabilidade num setor com cada vez mais relevância tecnológica e social – o desenvolvimento de software confiável.

O programa do 3rd World Congress on Formal Methods inclui mais de 30 sessões a decorrer, em simultâneo, em três locais da cidade do Porto – edifício da Alfândega, Museu World of Discoveries e Hotel Vincci . Entre elas incluem-se nove conferências, 16 workshops, sete tutoriais, um simpósio doutoral, entre outros eventos.

Entre os oradores convidados destaca-se o nome do britânico Tony Hoare, vencedor de um Turing Award – distinção geralmente reconhecida como o Prémio Nobel da Computação -, que dará uma palestra do dia 8 de outubro, às 09h00, na Alfândega do Porto. Esta sessão marca precisamente os 50 anos (outubro de 1969) da publicação de um dos artigos de Hoare, que continua a ser dos mais citados de sempre nas Ciências da Computação – “An Axiomatic Basis for Computer Programming”.

Já da parte da indústria tecnológica é de destacar a presença de instituições de renome, tais como Apple, Airbus, Booking.com, ESA, Fraunhofer, Microsoft, MathWorks, NASA, Samsung, VERIMAG, entre outras.

O que são Métodos Formais?

São técnicas de programação que atingem elevados níveis de qualidade e fiabilidade através do recurso ao tratamento matemático dos problemas que podem ser abordados por software. Uma das linhas de investigação do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC  tem uma vasta experiência em métodos formais, aplicando-os em áreas como a segurança, a interface humano-computador, o model checking, o cálculo e verificação de programas e, mais recentemente, a programação quântica.