Programa do evento inclui a apresentação da “SocialBus”, plataforma de prospeção e recolha de conteúdos nas redes sociais (foto: Pixabay / Creative Commons)

Ciberjornalismo, ferramentas de recolha e de análise de conteúdos nas redes sociais e a relação entre jornalismo e tecnologia são alguns dos temas que vão ser abordados no 1.º Encontro de Jornalismo Computacional, a decorrer no próximo dia 22 de abril, no Círculo Universitário do Porto, numa organização conjunta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INESC ID, Sapo Labs, Universidade Nova de Lisboa e o jornal Público.

Este workshop assinala o final do projeto de investigação REACTION (Retrieval, Extraction and Aggregation Computing Technology for Integrating and Organizing News), e vai ser palco de apresentação dos seus principais resultados. Financiado no âmbito do programa UTAustin/Portugal, o projeto REACTION teve por objetivo a investigação e desenvolvimento de ferramentas para recolha, armazenamento e análise de informação de diversos media sociais, tendo em consideração os objetivos e os constrangimentos dos produtores e dos consumidores de notícias.

O evento conta também com um momento inédito: a apresentação em primeira mão da “SocialBus”, uma plataforma de prospeção e recolha de conteúdos nas redes sociais, atualmente preparado para as redes Twitter e Facebook. Desenvolvida no projeto REACTION, a ferramenta já foi utilizada noutros projetos de data science (ex: POPSTAR) e foi desenhada para recolher informação das redes sociais, organizando-a e preparando-a para ser processada em determinadas tarefas (ex: extração de conhecimento através da utilização de ferramentas de data mining).

Do programa constam ainda diversas palestras como “Jornalismo e Tecnologia: Passado, Presente e Futuro”, “Análise de sentimento em social media” e “Social media and elections”. Em paralelo, vai estar disponível para visita uma área de exposição de posters e demonstrações dos resultados do projeto, que poderão ser discutidos com os seus autores.

O evento conta com oradores convidados de referência como o jornalista da RTP e aficionado em tecnologias e gadgets, Daniel Catalão;  Pedro Magalhães, investigador no no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) especializado em conduta eleitoral, atitudes políticas, opinião pública e conduta judicial; e ainda Nick Diakopoulos  da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia.

A participação no evento é gratuita, mas está limitada ao espaço disponível, pelo que os interessados devem registar-se até 18 de abril, através do respetivo formulário.

Mais informações aqui.