A Casa Comum (à Reitoria) e o Planetário da Universidade do Porto acolhem Festival Porto/Post/Doc 2022. A edição deste ano traz algumas novidades, nomeadamente uma programação dedicada a famílias, escolas e à indústria. Na Casa Comum, do programa de atividades destaca-se uma oficina-sessão Microcosmos: O Povo da Erva; uma sessão especial sobre cinema e pedagogia para professores e a apresentação do Arché Porto 2022.

O arranque acontece dia 19 de novembro, às 15h00, com uma sessão sobre cinema e pedagogia para professores. Após realizar a série The Story of Film: An Odyssey (épico de 15 horas sobre a história do cinema mundial), o realizador e crítico de cinema irlandês Mark Cousins assinou o menos conhecido A Story of Children and Film.

Guiados pela voz e pelo olhar do realizador, este ensaio lança-nos numa viagem encantatória pela história do cinema com crianças (não necessariamente para crianças). Um percurso por 53 filmes, de 25 países diferentes, onde para além do cinema, se celebra o modo infantil de ver o mundo, com a sua liberdade destruidora e surrealismo desconcertante.

O filme será seguido de uma conversa em torno das questões associadas a pedagogias, cinema e respetiva implementação em salas de aula. Participam Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional do Cinema), Ícaro (Vítor Pires, realizador, artista e educador) e Carlos Natálio (professor, investigador, programador e colaborador de projetos educativos na área do cinema).

A Story of Children and Film, de Mark Cousins, será o primeiro filme em exibição na Casa Comum. (Foto: DR)

Laboratório para cineastas

Dia 22 de novembro, as atividades começam às 15h00. Em colaboração com a Apordoc – Associação pelo Documentário, o Porto/Post/Doc organiza o Arché-Porto. Trata-se de um laboratório criativo para desenvolver projetos cinematográficos dirigido a cineastas que tenham projetos em fase de desenvolvimento e de produção.

Livre de condicionantes financeiras e logísticas, o laboratório dedica-se, principalmente, à reflexão sobre o processo criativo de cada projeto selecionado.

Ao longo de três dias, um tutor/a convidado/a fará uma avaliação e um acompanhamento dos projetos, antes de serem apresentados aos convidados da indústria que participam no festival e a um júri internacional, que atribuirá um prémio ao melhor projeto.

Atelier de cinema para famílias

O Festival regressa depois dia 26 novembro, às 15h00, para uma sessão de família e atelier. Chama-se Microcosmos: o povo da erva. A proposta é para que as famílias se juntem numa sessão descontraída onde cinema e criação acontecem em simultâneo.

Ao longo da tarde, os participantes vão descobrir o planeta de uns bichos que, na relva ou nas poças de água vivem entre nós, os insetos, enquanto esboçam, criam, inventam em conjunto um cenário de desenhos, molduras e criaturas fantásticas. O atelier será orientado por Inês Azevedo e Joana Mateus, da Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão.

A lotação do evento são 12 crianças acompanhadas de um adulto. A inscrição é obrigatória através do email: [email protected]

Microcosmos: o povo da erva. (Foto: DR

O Planetário do Porto

A cúpula do planetário é o local de exibição mais inusitado do festival com o seu enorme ecrã semiesférico, que já habitualmente é preenchido com viagens pelo Universo conhecido, recebendo agora filmes fulldome que convidam o espectador a mergulhar numa viagem de sensações. Vamos às sessões? No Sábado, 19 de novembro, às 17h00, ficamos com Forward! To The MoonThe Inner Island, We Are Guardians e Ion. Os filmes repetem no sábado seguinte, 26 de novembro, à mesma hora.

Os bilhetes para as sessões do Planetário do Porto podem ser adquiridos no Guest Office do Porto/Post/Doc (5.º andar dos Maus Hábitos, R. Passos Manuel), ou no próprio local, cerca de uma hora antes do início da sessão.

A edição deste ano do Porto/Post/Doc acontece de 16 a 26 de novembro e vai percorrer vários espaços da cidade.

O programa e restantes informações podem ser consultados na página do Festival.