São 60 empresas e mais de 500 oportunidades de emprego e estágio à disposição dos estudantes de licenciatura e mestrado. Juntas, compõem a “oferta” da edição deste ano do FJC Porto de Emprego, a maior feira de emprego em Portugal organizada por estudantes, que regressa ao formato presencial nos dias 8 e 9 de março, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Organizado desde 2001 pela FEP Junior Consulting (FJC), em parceria com o Serviço de Desenvolvimento e Carreira da FEP, o FJC Porto de Emprego constitui uma oportunidade para as empresas participantes agarrarem futuros economistas e gestores, mas também estudantes de outros cursos. As áreas são abrangentes e incorporam os mais diversos campos, desde a Gestão, Economia, Engenharia, IT, Marketing, Comunicação, Auditoria, Banca, Comercial, Logística, Recursos humanos, Fiscalidade, entre muitos outros.

A edição deste ano apresenta-se com quinze parceiros novos, nos quais se incluem a Corticeira Amorim, a Faurecia, o Freudenberg Group, ou a IKEA. Nomes que se juntam a um leque de parceiros de renome internacional do qual já faziam parte o BNP Paribas, Continental, Deloitte, EY, H.B. Fuller, Jerónimo Martins, Mazars, NOS, PwC, Sonae, ou a Vodafone.

Outra das novidades desta 22.ª edição do FJC Porto de Emprego é a disponibilização de uma plataforma digital que permite aceder à planta de organização dos stands, aos horários das apresentações das empresas e a criação de um perfil de participante. Desta forma, com a leitura de um QR Code, será simplificada a troca de informações entre o estudante e a empresa, com especial atenção para a partilha do CV e detalhes da oferta, o que facilitará o recrutamento e contactos futuros.

“A pandemia veio mostrar-nos que a tecnologia pode e deve ser um aliado importante no mercado de trabalho. Neste ano em que regressamos ao formato presencial (a edição de 2021 decorreu em formato virtual), trazemos inovações na interação Empresa-Estudante. A partir de agora, a partilha de informações como o CV dos estudantes e os detalhes das ofertas das empresas será mais intuitiva e prática, o que facilitará os processos de recrutamento e os contactos futuros”, destaca Gonçalo Sousa, Project Manager do FJC Porto de Emprego 2022.

De modo a chegar ao maior número de estudantes possível, o FJC Porto de Emprego 2022 vai compatibilizar um modelo híbrido de transmissão das apresentações das empresas. Estas terão lugar no Salão Nobre da FEP e, simultaneamente, estarão em direto no website do evento, disponível para qualquer estudante.

Um emprego em 5 minutos

Durante os dois dias do Porto de Emprego, os visitantes vão poder contactar com as empresas presentes numa visita aos respetivos stands (abertos das 9h00 às 19h00), ou através das várias sessões de apresentação que compõem o programa do evento.

Um dos momentos mais aguardados da feira será também o Speed Recruitment, que arranca logo na manhã do dia 8 de março. Neste evento, 24 alunos, selecionados por duas fases distintas de avaliação, terão a oportunidade de participar individualmente numa “entrevista flash” – com a duração de 5 minutos – com os representantes de 24 empresas.

A maioria destes estudantes sairá com oportunidades de emprego ou estágio em empresas como a adidas, All the Way – Business Consulting, BNP Paribas, Calzedonia, Continental, CUF, Decathlon, Deloitte, Engel & Völkers, Faurecia, Freudenberg Group, Grupo Ageas Portugal, Grupo Salvador Caetano, H.B. Fuller, Hilti, Jerónimo Martins, L’Oréal, Mazars, NOS, PwC, SEG Automotive, Sonae, Vodafone e Xperts Council.

O Speed Recruitment promete ser um dos momentos altos da edição deste ano do FJC Porto de Emprego. (Foto: DR)

A lista completa de empresas presentes no FJC Porto de Emprego 2022 pode ser consultada aqui.

Mais informações aqui.