O “Boulevard” do Porto celebra 100 anos em 2016 e a data não vai passar indiferente à cidade e à Universidade. Como forma de assinalar o centenário do lançamento da obra da Avenida dos Aliados (Avenida das Nações Aliadas), a Câmara Municipal do Porto e a Fundação Marques da Silva (FIMS) promovem no próximo dia 1 de fevereiro, segunda-feira, uma sessão comemorativa no átrio dos Paços do Concelho, ponto de partida para um conjunto de eventos que se vão prolongar ao longo do ano.

Pormenor do projeto de embelezamento da cidade do Porto para servir de edificação dos novos Paços do Concelho, da autoria de Carlos de Pezerat, 1889. (Imagem: CMP) [clicar para ver imagem aumentada)
Este e outros episódios que marcaram a vida dos Aliados ao longo de um século serão recordados 100 anos depois, nos Paços do Concelho. Agendada para as 19h00 e com entrada livre, a sessão contará com as intervenções do arquiteto Domingos Tavares (Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Arquitetura da U.Porto) e do historiador Gaspar Martins Pereira (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da U.Porto), que abordarão a temática da formação do Centro Cívico do Porto. Na ocasião, José Eduardo Silva lerá alguns textos publicados na imprensa da época.
Esta sessão marcar o ponto de partida para um conjunto de iniciativas dedicadas ao Centenário da Avenida dos Aliados, a decorrer entre março e setembro deste ano. Pretende-se deste modo “evocar esse momento de revigoração urbana do Porto e resgatar as memórias de um longo e complexo processo, onde múltiplos personagens representaram um papel determinante para a sua definição e concretização”, anuncia a FIMS.
Mais informações aqui.