Como comunicam as células de cancro com as células vizinhas dentro do tumor e com as que estão em outros órgãos? Esta é a principal questão que estará em debate na 28.ª edição do Porto Cancer Meeting, que se realiza no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) nos dias 12 e 13 de maio de 2022. O evento reunirá mais de 200 investigadores e alguns dos melhores especialistas mundiais nesta área, e será transmitido também através do youtube.

O Meeting deste ano, explica Sónia Melo, da Comissão Organizadora, “será centrado na rede de Comunicação Intercelular que liga todos os componentes celulares do cancro, com um enfoque específico nas vesículas extracelulares (EVs)“. O objetivo, acrescenta a investigadora do i3S, é “debater as últimas descobertas desde a biologia básica até à componente translacional clínica dos mecanismos utilizados pelas células de cancro para comunicar com as células vizinhas e células em órgãos distantes”.

Vesículas extracelulares são estruturas muito pequenas, nanométricas, que são produzidas e libertadas para a corrente sanguínea por todas as células, incluindo as células tumorais. Estas vesículas são responsáveis pela comunicação intercelular, ou seja, transportam «mensagens» para as outras células, estejam elas perto ou longe. Sabe-se também que as células tumorais secretam mais vesículas do que as células normais e que transportam, à sua superfície, determinadas proteínas associadas a tumores. É por essa razão que as vesículas extracelulares são consideradas importantes biomarcadores de diagnóstico e de prognóstico de cancro e alvo de vários estudos em todo o mundo.

O programa da 28.ª edição do Porto Cancer Meeting, sublinha Sónia Melo, incide precisamente nas funções destas vesículas na biologia do cancro, na resposta imunitária do hospedeiro e também nas mais recentes e inovadoras terapias no cancro baseadas em vesículas extracelulares”.

Uma talk com Robert Weinberg

Do programa do evento há ainda a destacar uma sessão especial sobre metástases, centrada na questão “Como se propaga o cancro”, que será apresentada, em formato online, pelo investigador norte-americano Robert Weinberg.

Diretor do Centro Ludwig de Oncologia Molecular do MIT e membro fundador do Instituto Whitehead de Investigação Biomédica, em Boston, EUA, Robert Weinberg é internacionalmente reconhecido pelas suas descobertas sobre a genética do cancro, entre elas a descoberta do primeiro oncogene (Ras) e o primeiro gene supressor tumoral, o gene do retinoblastoma (Rb).

É autor do livro «The Biology of Cancer» e recebeu vários prémios e distinções ao longo da sua carreira, nomeadamente a Medalha Nacional dos Estados Unidos para a Ciência. É também membro eleito da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Como participar?

Os interessados em participar no 28ª edição do Porto Cancer Meeting podem faze-lo de forma presencial ou online. O custo e prazos de inscrição para ambas as modalidades podem ser consultados aqui.

Encontra-se igualmente aberto, até 25 de março, o prazo para submissão de resumos a apresentar no encontro (apenas para participantes em formato presencial).

Para além da exibição do respetivo poster, os autores dos quatro melhores resumos – a selecionar pelo Comité Científico do evento – terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos na forma de comunicações orais, a serem incluídas no programa principal.

A melhor comunicação oral será ainda distinguida com um prémio pecuniário de 500 euros, patrocinado pela revista científica Life, publicada mensalmente pela MDPI – Publisher of Open Access Journals.

Mais informações