A Porto Business School (PBS) e a Universidade de Berkeley, através do Berkeley Innovation Group, preparam-se para lançar o “Ignition Programme – Science-based Businesses for a Sustainable World”, um programa de formação direcionado a quem deseja entrar no mundo empresarial através da criação de spin-offs e startups.

Focado nas áreas do ambiente, ecossistemas, biodiversidade, agroindústria ou sustentabilidade, este programa inovador ambiciona transformar a investigação em produtos e serviços capazes de contribuírem para um mundo mais sustentável.

A formação, ministrada integralmente em língua inglesa, vai decorrer semanalmente, ao longo de um período de 16 semanas, entre janeiro e maio de 2023. Em cada semana, os módulos serão lecionados durante um dia completo, que contempla sete horas de formação em formato híbrido. A vertente presencial será ministrada nas instalações da Porto Business School.

O “Ignition Programme – Science-based Businesses for a Sustainable World” insere-se no BIOPOLIS, o maior projeto português na área da Biologia Ambiental, Ecossistemas e Biodiversidade, desenvolvido em parceria com a Universidade de Montpellier, em França.

As sessões serão lecionadas por múltiplos docentes, líderes empresariais e oradores internacionais de renome, como os fundadores do Berkeley Innovation Group, da Califórnia, os mais reconhecidos docentes da Porto Business School, oradores e inspiradores globais, e também investidores de fundos de Venture Capital e Business Angels que atuam em Portugal.

O principal objetivo é preparar os participantes para lançarem os seus projetos, através de spin-offs ou startups, com a capacidade para encontrar o financiamento necessário, alargando a sua respetiva rede de contactos.

Quem e como pode participar?

O programa Ignition “Science-Based Business for a Sustainable World” destina-se a investigadores, cientistas ou outro tipo de intervenientes com acesso a inovação e conhecimento que pretendam avançar com a sua comercialização.

Sâo igualmente elegíveis fundadores de startups ou empreendedores que planeiam criar uma empresa para promover e comercializar inovação resultante de processos de I&D, nomeadamente numa área de investigação enquadrada no âmbito da atividade do projeto BIOPOLIS; bem como gestores e membros qualificados para a gestão de empresas que pretendam ser empreendedores, através de uma parceria com investigadores ou outros com acesso a inovação que possa dar lugar a novos produtos ou serviços.

A seleção dos candidatos será feita por um júri de peritos indicados pelas instituições responsáveis pelo Programa. O Programa, como parte de um projeto co-financiado pela CCDR-N, será totalmente gratuito para os participantes selecionados.

Para candidaturas e mais informações, consultar o portal oficial do Programa.