Mais de 10 mil alunos do ensino básico e secundário vão ter a oportunidade, num mesmo local, reunir informação sobre a maior universidade portuguesa.

São quatro dias de informação, experimentação e descoberta, com o olhar virado para a cidade e para a sociedade civil. A receita de sucesso volta a ser servida a partir do próximo dia 14 de março, no Pavilhão Rosa Mota, no momento em que abrirem as portas da XI Mostra da Universidade do Porto.

À semelhança do que vem acontecendo na última década, a Mostra assume-se como espaço privilegiado de diálogo entre a Universidade e a comunidade, destinado particularmente à orientação vocacional dos mais novos. Só este ano, pelo menos 10 mil alunos do ensino básico e secundário de toda a região vão ter a oportunidade única de, num mesmo local, reunir informação sobre os mais de cinquenta cursos de licenciatura e mestrado integrado das 14 faculdades da U. Porto, contactando diretamente com os seus professores, investigadores e estudantes.

Para além de poderem receber toda a informação necessária  que a U.Porto oferece, os visitantes da Mostra vão também ter a oportunidade de participar em diversas atividades de descoberta e experimentação científica, promovidas pelas 14 faculdades e 14 centros de investigação presentes.

Descobrir os mitos da criminologia através de um teste de verdadeiro ou falso; descobrir como dar mais cor à saúde e aprender regras para uma alimentação mais saudável; assumir o papel de um técnico do CSI e identificar substâncias desconhecidas através de experiências científicas ou identificar suspeitos de um crime através das suas impressões labiais; estes são apenas alguns exemplos do que um visitante pode encontrar nos espaços das faculdades e centros de investigação. Será ainda possível assistir a conferências-relâmpago sobre vários temas (desde “Os novos direitos” a “Curiosidades sobre recursos geológicos de elementos não metálicos”) e a workshops e sessões de esclarecimento.

O primeiro dia da Mostra coincide também com a abertura de inscrições para a edição 2013 dos cursos de Verão da Universidade Júnior, o projeto da U.Porto que, só este ano, dará a cerca de 5500 alunos do ensino básico e secundário a oportunidade de experienciarem vivências de estudantes universitários na maior universidade portuguesa.

Com entrada gratuita, a XI Mostra da U.Porto abre oficialmente as suas portas na próxima quinta-feira, dia 14 de março, pelas 10 horas mantendo-se aberta ao público até ao dia 17 de março, domingo. Durante quinta e sexta-feira, será possível visitar a Mostra da U.Porto das 10 às 19 horas, enquanto no fim de semana as portas do Rosa Mota abrem às 11 horas e encerram às 20 horas (no sábado) e às 19 horas, no domingo.

Para mais informações, consultar o site da XI Mostra da Universidade do Porto.