A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe, até 15 de dezembro, a 15ª edição do Concurso das Pontes e Estruturas de Esparguete, organizado pela IACES – LC Porto, Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil. 

À semelhança das edições anteriores, o objetivo do concurso é desafiar os participantes – o concurso é aberto a todos os estudantes de 1.º e 2.º ciclos de Instituições de Ensino Superior nacionais – a dimensionar, estruturar e construir uma ponte que aguente a maior carga possível, recorrendo apenas a esparguete e cola térmica, x-atos e régua (ver regulamento). Ao mesmo tempo, pretende-se que desenvolvam competências como gestão de tempo e organização pessoal, pensamento crítico e trabalho em equipa

Na edição deste ano, que envolve 93 estudantes distribuídos por 31 equipas, há ainda a opção da creditação de 1.5 ECTS a partir da Unidade de Formação Contínua da Faculdade de Engenharia criada para o efeito. Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a aulas sobre “História de Engenharia de Pontes em Portugal e no Mundo”, “Conceção e análise de modelos estruturais de pontes” e “Conceção e realização de modelos estruturais em esparguete”. 

A fase de construção arrancou no dia 25 de novembro e decorre até 3 de dezembro, no Corredor B da FEUP. Será o momento em que as equipas, constituídas por três elementos, vão colocar em prática os seus conhecimentos de engenharia. 

Já a rotura das pontes de esparguete está agendada para o dia 15 de dezembro, em frente ao Coffee Lounge da FEUP, onde as pontes construídas vão ser sujeitas a um ensaio de carga até à rotura da estrutura.

Na mesma ocasião, serão anunciados os vencedores da competição. Os três melhores classificados são contemplados com prémios no valor de 400 euros, 250 euros e 150 euros. 

Devido aos constrangimentos causados pela situação pandémica, foi realizada em 2020 uma edição à distância – ‘Family & Friends’ -, em que os estudantes se inscreveram individualmente e executaram a ponte com a família e colegas de casa. Já em 2019, na última edição presencial, contou com 75 estudantes distribuídos por 25 equipas.

Mais informações através do e-mail [email protected].